quarta-feira, 29 de maio de 2013

Disciplina: História e Política Educacional Professora:Cristina Torres


Texto: Contexto histórico da Primeira República (1889) à Nova República (1985)
In: ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. História da Educação e da Pedagogia: Geral e do Brasil. 3.ed. São Paulo: Moderna, 2006.


QUESTÕES NORTEADORAS


1. O texto apresenta um percurso histórico cronológico da educação no Brasil, iniciando na Primeira República e a Era Vargas. Após a leitura do tópico registre:
a) Quanto tempo durou a Primeira República?
b) Por que a autora a aponta que a Primeira República também se apresenta como “República Velha, República Oligárquica, República dos Coronéis ou até de República do Café”?
c) Quais as mudanças mesmo que lentas ocorreram após a Primeira Guerra Mundial?
d) Quais as conquistas no âmbito da educação que foram alcançadas no período da Primeira República que a autora evidencia. Comente-as.
e) Getúlio Vargas segundo escreve ARANHA, era conhecido como “protetor dos trabalhadores,“pai dos pobres”. Você concorda com os adjetivos atribuídos a Getúlio Vargas? Justifique.
2. A República populista que se deu após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945) se estendeu desde a deposição de Getúlio Vargas em 1945 até o golpe militar de 1964. Apresente um breve resumo do período até estabelecerem a ditadura militar.
3. Na ditadura Militar com o golpe de 1964, desapareceu o estado de direito. Alguns partidos políticos foram eliminados e outros desfeitos. A autora cita que foram criados dois nesse período, quais são eles e quais os interesses comuns ao governo militar?
a) A nova República – Redemocratização (1985) mesmo tendo se iniciado com eleições indiretas, foi marcante para a história do país. Leia o que a autora apresenta na cronologia desde a eleição de Tancredo Neves até o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (2003). Registre os pontos que considera de maior relevância dentro do exposto.

No tópico sobre a educação o texto se apresenta com a mesma projeção cronológica das anteriores. Apresenta as correntes ideológicas e como se impuseram umas sobre as outras, orientando ou impedindo as transformações na educação.

1. Novos tempos republicanos: a organização escolar
Uma das principais características de atuação do estado teve início no final do século XIX, se fortalecendo o início do século XX dando foco ao modelo de educação baseado na escola seriada.
a) Como se deu a participação do governo para a efetivação do modelo proposto?
b) Quais as conquistas no âmbito com a descentralização do ensino fundamental referenciada na Constituição de 1891?
2- Como Elomar Tambara define a ideologia dos positivistas?
3- Fazendo um paralelo com os dias atuais. Como seria a atitude dos movimentos esquerdistas? Eles conseguiriam ter êxito?
4- Escolanovismo
a)Conceitue: pensamento liberal e pensamento conservador e aponte seus principais representantes.
b) O que foi o manifesto dos pioneiros?
6- Em 1930 o Governo provisório de Getúlio Vargas Saúde, criou o Ministério da Educação, órgão importante para o planejamento das reformas nacionais e para a estruturação da Universidade. Porque Francisco Campos foi escolhido para o cargo de Ministro?
7- As Universidades surgiram ainda na idade média na Europa. No Brasil apesar de que os colégios Jesuítas e os seminários pudessem ser considerados instituições similares a cursos superiores, somente na década de 30 se destacou o interesse do estado na organização das universidades. Embora algumas universidades já existissem, resultavam de simples agregações de faculdades, permanecendo cada uma com seu isolamento curricular e autônomo nas questões do ensino. Era o caso da Universidade do Rio de Janeiro -1920 e da Universidade Federal de Minas Geraia-1927. Quais as universidadescitadas pela autora que foram implementadas pelo governo?
8- A reforma do Ministro Gustavo Capanema com a Lei Orgânica do Ensino trouxeram diversas mudançasna educação brasileira. Faça uma síntese a partir do exposto pela autora.
9-Quanto ao Ensino Profissional, evidencie o objetivo da criação dos SENAI e do SENAC.
11-República Populista
Apresente quais as mudanças ocorridas no período de 1945 a 1964 com a era do desenvolvimentismo.
12- Em 1948 o Ministro Clemente Mariani apresentou o anteprojeto da LDB e somente em 1961 a lei n.4. 024 foi publicada. Descreva o que ocorreu no percurso discursivo da Lei até a publicação e quais as vantagens ou desvantagens estão evidenciados no texto.
13- Na década de 60, os grupos organizados tornaram-se mais fortes nos movimentos de educação popular, mesmo sem êxito na exposição de ideias na elaboração da Lei n. 4.024.
Qual a importância dos grupos organizados na elaboração e efetivação de politicas públicas educacionais de um povo?
14- As inovações pedagógicas trouxeram ameaças ao Governo Militar. De acordo com o texto, justifique a afirmativa apresentada pela autora.
15- Os anos de Chumbo
Apresente os recortes principais dentre os apresentados pela autora no período de 1964 a 1985.
16- Nos reflexos da ditadura apresentam os movimentos estudantis. Leia e comente fazendo um paralelo com os movimentos estudantis na atualidade.
17- ARANHA enfatiza que tecnicismo sobrepõe ao ato pedagógico, sendo o silêncio das práticas pedagógicas e evidencias da reprodução de técnicas. A tendência tecnicista introduzida no Brasil nas décadas de 60 e 70 foi favorável ao desenvolvimento do país? Justifique.
18-A Reforma universitária contida na Lei n. 5.540/68 introduziu diversas modificações na LDB de 1961.
Além de unificar o vestibular, instituiu o curso básico nas faculdades para suprir as deficiências do 2º Grau, dentre outras. Enquanto durou a ditadura as universidades perderam autonomia. Cite duas delas?
19- Na época da crescente industrialização no país, com a reforma do Ensino de 1º e 2º Grau de 1971, o que o Ministro da Educação Jarbas Passarinho procurou fazer para minimizar o alto índice de analfabetismo?
20- O efeito das reformas de ensino no período da ditadura foram desastrosos para a educação brasileira. A autora elenca as aparentes vantagens da Lei nº5.692 relativa aos 1º e 2º Graus. Após a leitura apresente suas considerações.
21- Transição democrática: O declínio do Regime Militar em 1980 e o fortalecimento dos grupos representativos da sociedade civil marcaram a época. Quais eram os principais grupos representativos organizados?
22- Iniciativas pós-ditadura
Após o fracasso do Plano Cruzado 1986 (governo do Presidente José Sarney) a elitização do ensino continuou gritante, com a escola de qualidade cada vez mais restrita a grupos privilegiados, enquanto a pública se reduzia a condições lamentáveis. Diante das mazelas deixadas pela lei do ensino profissionalizante, quais as medidas tomadas pela sociedade através dos grupos organizados?

23- Surge a Constituição de 1988. Aponte no mínimo quatro pontos importantes da nova Constituição.
24- A Nova LDBEN 9394/96. Apresente apenas o percurso desde a criação do Primeiro Projeto até a publicação em 1996.

Espero que as orientações de estudo possam contribuir para a fixação dos conhecimentos adquiridos ao longo do estudo do texto histórico. Encaminhar a produção via e-mail: cristinatorresferreira@gmail.com


8 comentários:

  1. 2- Sabe-se que a tecnologia pode ser vista nos mais diversos lugares, e o campo educacional é um deles, pois a escola é um elemento fundamental para o desenvolvimento social, econômico e político. Pode ser observado que a televisão, o computador e outros recursos tecnológicos já que podem ser encontrados no contexto escolar, e é necessário que o corpo docente das instituições queiram aprender a manuseá-los, pois eles também podem ser utilizados como ferramentas para a transmissão de conhecimento.

    3- A tecnologia por está presente em diversos ambientes e está sempre em transformação, exige cada vez mais pessoas qualificadas, ou seja, pessoas flexíveis e preparadas, que tenha um bom domínio da linguagem oral e escrita, e que esteja sempre disposto a aprender cada vez mais, e aqueles que não seguem as regras às regras do mercado, passam a ser excluídas por serem considerados desqualificados.

    3- Se quer formar o cidadão que saiba lhe dar com os mais diversos desafios, o mercado quer pessoas qualificadas e capazes de satisfazer suas exigências, mas para isso é necessário investir em educação, pois é através do conhecimento que pode ser criado um mercado diversificado e com trabalhadores competentes.

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  3. 2- Pensar uma escola de qualidade é trabalharmos com o processo formativo dos professores promovendo para os mesmos diversos cursos, é ainda perceber quais são as necessidades da comunidade escolar desenvolvendo projetos que visem o desenvolvimento do ensino e aprendizado.
    A cultura tecnológica está atrelada ao comportamento da sociedade moderna pois a mesma vêm sofrendo muitas transformações. Estas são frutos do processo do capitalista que vêm influenciando o cotidiano dos indivíduos. No que se refere a escola entendemos que a mesma já esta inserida no processo tecnologico.
    WANNA CH 2011

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  4. Questões Norteadoras

    14)As inovações pedagógicas que antecederam ao regime militar, foi marcada por caracteres da escola nova, tendo em suas ação o objetivo de inserir o aluno no mundo do trabalho além de estimular a consciência da realidade nacional, o que era considerado pratica perigosa por ter caráter subversivo.

    18)Com a reforma da educação superior lei n 5,540/68 a universidade a autonomia de decisões submetendo as decisões internas como , seleção e nomeações de pessoal ao controle externo tal como divisão de departamentos fragmentando as
    unidades, burocratizando a universidade.

    (19) Com a reforma do ensino de primeiro e segundo grau de 1971, lei n 5,692 estruturado sob a vista do Ministro da Educação Coronel Jarbas Passarinho que estabelecia.
    *Obrigatoriedade do primeiro grau (1 a 8 serie)
    * Sem seletividade para admissão em cursos.
    * Eliminação da dualidade escolar.
    * Ensino profissionalizante de nível médio.
    *instalou a terminalidade e a integração dos ensinos.
    E para diminuir o analfabetismo instalou o programa de alfabetização utilizou o consagrado método Paulo Freire, com alterações de conteúdos considerados subversivos .

    23)A Constituição de 1988, também chamada de Constituição Cidadã.
    * Direito de voto para os analfabetos.
    * Redução do mantado do presidente de 5 para 4 anos.
    * Diminuição da jornada de trabalho de 48 para 44 horas semanas.
    Dentre outros.

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  5. RESOLUÇÕES FUNDAMENTOS ARGUILIS ANDRÉ

    1. O que se entende por cultura tecnológica?
    R: Vejo como novos padrões comportamentais, hábitos que caracterizam uma nova sociedade, que já chega cheia de amploud de tudo o que se passa. Com a facilidade na aquisição desses aparelhos e a demanda do mercado de trabalho exigem esta nova vivencia e atualização de valores e padrões.

    2. Que cidadão se quer formar?
    R: Aqueles que participem, critiquem que sejam capazes de interferir na criação da sociedade que influencie nesse processo e não apenas a criação de mão de obra capacitada para estes novos mercados de trabalho.

    3. Quais objetivos educacionais devem ser estabelecidos
    para uma educação de qualidade?
    R: Uma educação de qualidade só é conquistada quando a escola se molda e promove a todos os seus alunos um domínio pleno de conhecimento agregados a seu desenvolvimento, possibilitando o aprimoramento de suas capacidades cognitivas e afetivas, as quais influem diretamente nas suas necessidades individuais e sociais, inserindo-os no mundo e despertando a participação e o senso critico neles como cidadãos.

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  7. 09 - A criação do SENAI e SENAC foram feitas para atender as necessidades de mão de obra especializada para atender as fábricas e os novos emergentes burqueses provinenetes do comercio urbano.

    19 - Criou a Lei orgânica para remediar este problema de conhecimento básico pois existiam pessoas que não sabiam votar.

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