segunda-feira, 27 de maio de 2013

A educação escolar pública e democrática no contexto atual: Um desafio fundamental

Questões propostas para serem respondidas e apresentadas em plenária: GV. GO.
1. O que se entende por cultura tecnológica?
2. A propagação dos multimeios didáticos na escola, parte de uma política educacional, que voltada para a escola, aponta Libâneo (2011, p.109) “[...] constitui, todavia, apenas uma ponta do iceberg que arevolução tecnológica representa para o campo educacional.” Como você compreende ser a escola apenas um dos elementos do processo tecnológico do mundo globalizado?
3. No novo processo de produção, em que estão presentes s tecnologias,não há lugar para o trabalhador desqualificado, ocasionando assim uma exclusão. Apresente suas consideraçãoes a partir do que Libâneo coloca como “qualificado e desqualificado” no âmbito das novas tecnologias.
4. Quais os desafios essenciais da educação brasileira na ótica economicista e mercadológica presente na atual reestruturação produtiva do capitalismo?
5. A Pedagogia da concorrência, da eficiênciae dos resultados, tem segundo o autor levado efeito mediante a vários fatores. Cites os principais.
6. A cerca das politicas educacionais implementadasnos governos Collor e Fernando Henrique, alavancaram o desenvolvimento educacional na área tecnológica. Como você analisa os impactos da revolução tecnológicas no campo da educação?
2. Objetivos para uma educação pública de qualidade diante dos desafios da sociedade contemporânea

1. Quais objetivos educacionais devem ser estabelecidos para uma educação de qualidade?
2. Que diretrizes e pressupostos fundamentais devem guiar a prática educativa, a fim de construir uma sociedade democrática e igualitária?
3. Que cidadão se quer formar?
4. Que preparação os alunos precisam ter a própria vida produtiva em sociedade técnico-informacional?


Referência: LIBÂNEO, J. C., OLIVEIRA, J. F., TOSCHI, M. S. Educação Escolar: políticas, estrutura e organização. -10.ed.- São Paulo: Cortez, 2011. – (Coleção Docência em Formação / Coordenação Antônio Joaquim Severino e Selma Garrido Pimenta).

54 comentários:

  1. Ao pensarmos a escola como elemento do processo tecnologico consideramos que a construção do ensino e aprendizagem requer maior atenção pois a escola é base do conhecimeto.Todas as suas contribuições orientam o individuo tanto em sua vida, como para a convivencia em uma socidade modernizada. Naiara Almeida(CH-2011)

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    1. Naiara, você apresentou muito bem as considerações, no entanto gostaria que você comentasse um pouco sobre os impactos da revolução tecnológica no campo da educação nacional e local.

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    2. Com as inúmeras transformações, que o mundo vem sofrendo com as revoluções tecnológicas, exigi que a educação busque um novo formato no sistema de ensino, para que se possa acrescentar na melhoria da qualidade do ensino. No campo educacional tem uma grande influencia, é necessário que os profissionais da educação saibam se adequar a nova forma metodológica de ensino, para que não se forme discentes copistas mais formadores de opinião. Que os multimeios didáticos seja uma ferramenta construtora do conhecimento, não uma ferramenta destruidora do ensino aprendizagem. No contexto atual nem todas as escolas dispões de meios tecnológicos ou mesmos profissionais que saibam utilizar tais equipamentos, mais não significa que não se pode ter uma educação de qualidade a própria tecnologia traz meios para que todos se moldem com as novas formas de ensino como é o caso das cursos a distâncias, então cabe a sociedade saber procurar meios de se informatizar e aos profissionais da educação se adequar ao seu próprio ambiente de trabalho não se acomodar mais inovar no sistema educacional com a tecnologia como ferramenta de ensino. Naiara Almeida.

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    3. 1.3. Concordo com Libâneo quando o mesmo afirma que há lugar no novo sistema produtivo para o trabalhador cada vez mais polivalente, flexível, versátil e qualificado intelectual e tecnologicamente e capaz de se submeter a um continuo processo de aprendizagem, pois no mundo atual o mercado de trabalho requer um trabalhador com mais nova e elevada qualificação, assim como melhor educação, e com domínio de linguagem oral e escrita, de conhecimento básicos e de alfabetização nas linguagens de informática, possuindo também conhecimento de novas habilidades.
      Já para o trabalhador desqualificado, que possui dificuldades de aprendizagem, não sabe trabalhar em equipe por ter uma função em que o trabalhador não possui autonomia e atitude de liderar a mesma, em suma, o trabalhador incapaz de falar o que sabe fazer, tem poucas chances de ingressar no mercado de trabalho por não possuir qualificação necessária que o mercado de trabalho exige, e assim como afirma Libâneo significando uma exclusão do processo produtivo.
      5.
      a) a adoção de mecanismos de flexibilização de diversificação dos sistemas de ensino e das escolas;
      b) a atenção à eficiência, à qualidade, ao desempenho e às necessidades básicas da aprendizagem;
      c) a avaliação constante dos resultados (do desempenho) obtidos pelos alunos, resultados esses que comprovam a atuação eficaz e de qualidade do trabalho desenvolvido na escola;
      d) o estabelecimento de rankings dos sistemas de ensino e das escolas publica ou privadas, que classificadas/desclassificadas;
      e) a criação de condições para que se possa aumentar a competição entre escolas e encorajar os pais a participar da vida escolar e escolher entre várias escolas;
      f) a ênfase sobre a gestão e a organização escolar, com a adoção de programas gerenciais e de qualidade total;
      g) a valorização de algumas disciplinas – Matemática e Ciências – por causa da competitividade tecnológica mundial, que tende a privilegiá-las;
      h) o estabelecimento de formas inovadoras de treinamento de professores, tais como educação a distância;
      i) a descentralização administrativa e do financiamento, bem como do repasse de recursos, em conformidade com a avaliação do desempenho;
      j) a valorização da iniciativa privada e do estabelecimento de parcerias com o empresariado;
      k) a valorização da iniciativa privada e do estabelecimento de parcerias com o empresariado;
      l) a valorização das funções do Estado para a comunidade e para as empresas.


      2. A educação deve ser entendida como fator de realização da cidadania, com padrões de qualidade da oferta e do produto, na luta contra a superação das desigualdades sociais e da exclusão social. Nesse sentido, a articulação da escola com o mundo do trabalho torna-se a possibilidade de realização da cidadania, pela incorporação de conhecimentos, de habilidades técnicas, de novas formas de solidariedade social, de vinculação entre trabalho pedagógico e lutas sociais pela democratização do Estado.
      3. A formação para a cidadania crítica e participativa diz respeito a cidadãos trabalhadores capazes de interferir criticamente na realidade para transformá-la, e não apenas para integrar o mercado de trabalho. A escola deve continuar investindo para que se tornem críticos e se engajem na luta pela justiça social. Deve ainda entender que cabe aos alunos se empenhar, como cidadãos críticos, na mudança da realidade em que vivem e no processo de desenvolvimento nacional e que é função da escola capacitá-los para que desempenhem esse papel.
      4.Envolve a necessidade de a escola preparar para o mundo do trabalho e para formas alternativas de trabalho, tendo em vista a flexibilização que caracteriza o processo produtivo contemporâneo e a adaptação dos trabalhadores às complexas condições de exercício de sua profissão. DAIANA DO NASCIMENTO MIRANDA.

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    4. 4. O desafio essencial da educação consiste na capacitação da mão-de-obra e na requalificação dos trabalhadores, para satisfazer as exigências do sistema produtivo e formar o consumidor exigente e sofisticado para um mercado diversificado, sofisticado e competitivo. Trata-se portanto, de preparar trabalhadores/consumidores para os novos estilos de consumo e de vida moderna.

      6. Segundo Libâneo, os impactos da revolução tecnológica no campo da educação podem e devem ser absorvidos, de modo que gerem perspectivas democráticas de construção de uma sociedade moderna, justa e solidária, o que, evidentemente, não deve significar a aniquilação da diversidade e das singularidades. Em uma sociedade moderna de conhecimento e de aprendizagem, é preciso dotar os sujeitos sociais de competências e de habilidades para a participação na vida social, econômica e cultura, a fim de não ensejar novas formas de divisão social, mas a construção de uma sociedade democrática na forma e no conteúdo.

      2.1.Preparação para o processo produtivo e para vida em uma sociedade técnico-informacional, formação para cidadania crítica e participativa e formação ética.
      LÚCIA GOMES.

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  2. Ao analisarmos as contribuições das novas tecnologias no processo educacional, compreendo a interligação das mesmas com o processo de ensino e aprendizado como mais um instrumento que ajudará o professor a desenvolver suas atividades. Porém devemos ressaltar que as mesmas não são o elemento primordial neste processo, pois as atividades pedagógicas a serem desenvolvidas em sala de aula devem visar o desenvolvimento dos discentes porém sem esquecer a realidade em que os mesmos estão situados. Pois a tecnologia na qual a sociedade moderna está ligada, rompe espaços escolares. WANNA RODRIGUES CH 2011

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  3. Não dá para disassociar novas tecnologias da educação com globalização, o sistema educacional precisou se adequar as novas tecnologias impostas, ao mesmo tempo em que trouxe dinamismo para educação trouxe exclusão, poucas eram as pessoas que podiam ter acesso para tal conhecimento. Leandro Ribeiro(CH-2011)

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    1. Leando, gostaria que deixasse mais claro quando coloca que as novas tecnologias trouxeram dinamismo e ao mesmo tempo exclusão.Apresente a sua concepção não a de Libâneo.

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    2. A exclusão está no sentido de deixar de fora aqueles que querem participar desse novo processo, trouxe dinamismo por que modernizou o sistema educacional, aprimorou a educação, contou como um aliado.

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  4. 1. O que se entende por cultura tecnológica?
    R: É a cultura que hoje vivenciamos, onde a tecnologia predomina, uma corrida de invençoes, criações e descobertas, que quem não se atém a ela, fica pra trás.
    2. A propagação dos multimeios didáticos na escola, parte de uma política educacional, que voltada para a escola, aponta Libâneo (2011, p.109) “[...] constitui, todavia, apenas uma ponta do iceberg que a revolução tecnológica representa para o campo educacional.” Como você compreende ser a escola apenas um dos elementos do processo tecnológico do mundo globalizado?
    R: Não basta apenas implantar dezenas de multimeios didáticos tecnológicos, sem seguir as políticas educacionais, ou seja, é preciso ter uma perpectiva, para que o objetivo seja alcançado...
    1. Quais objetivos educacionais devem ser estabelecidos para uma educação de qualidade?
    R: O incremento da solidariedade social, da igualdade, da democracia e da qualidade social, preparação para o processo produtivo para a vida em uma sociedade técnico-informacional, formação para a cidadania crítica e participativa e formação ética.
    3.Que cidadão se quer formar?
    R:cidadãos trabalhadores capazes de interferir criticamente na realidade para transformá-la, e não apenas para integrar o mercado de trabalho.

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    1. 1. A cultura tecnológica diz respeito a uma gama de ideias, costumes e valores introduzidos na sociedade com a globalização, que por sua vez trouxe importantes avanços técnico-científicos que possibilitaram a chamada Revolução Tecnológica ou Informacional.
      2. A escola enquanto um dos ser elementos do processo tecnológico do mundo globalizado está intimamente ligado à presença da revolução tecnológica para além das áreas informacionais e de conhecimento, todas as instâncias sociais (família, igreja, Estado) foram imensamente modificadas a partir da utilização cada vez mais crescente da tecnologia, dessa forma a utilização da tecnologia na escola é apenas um reflexo da expansão da cultura tecnológica, que trouxe para a sociedade inúmeros benefícios, mas também importantes reflexões acerca de como usá-la em benefício de todos;
      3. De acordo com Libâneo (2011) o trabalhador desqualificado é aquele “ com dificuldades de aprendizagem permanentes, incapaz de assimilar novas tecnologias, tarefas e procedimentos de trabalho, sem autonomia e sem iniciativa, que é especializado em um ofício e não sabe trabalhar em equipe” (p. 110), dessa forma o trabalhador desqualificado é aquele que não consegue se adequar à nova demanda imposta pelo mercado, que é um “analfabeto tecnológico”, que não se preparou para atuar em múltiplas atividades.
      4. Segundo o autor, “o desafio essencial da educação consiste na capacitação da mão-de-obra e na requalificação dos trabalhadores, para satisfazer as exigências do sistema produtivo e formar o consumidor exigente e sofisticado para um mercado diversificado, sofisticado e competitivo”. (p. 111).
      (MARAÍNE, LCN 2011).

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    2. Parabéns pelas considerações.

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    3. Parabéns pelas considerações.

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  5. Este comentário foi removido pelo autor.

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  6. Este comentário foi removido pelo autor.

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  7. A escola agindo como um dos propagadores destes elementos tecnológicos como ferramenta educacional, promove um novo modelo pedagógico de ensino. Pois a escola é à base de todo um processo social e educacional, e sendo ela que leve estes meios tecnológicos para dentro da sociedade ensinando o aluno a utilizar estes ferramentas de uma maneira adequada trará uma melhor qualidade de ensino. Porém faltam profissionais qualificados nas escolas para este campo educacional que saibam utilizar estas ferramentas em seu beneficio como educador. (Gerbson LCH 2011)

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  8. 1) Quais os desafios essenciais da educação brasileira na ótica economista e mercadológica presente na atual reestruturação produtiva do capitalismo?
    R- Consiste na capacitação da mão – de – obra e na requalificação dos trabalhadores, para satisfazer as exigências do sistema produtivo e formar o consumidor exigente e sofisticado para um mercado diversificado, e competitivo. Trata-se, portanto, de preparar trabalhadores | consumidores para os novos estilos de consumo e de vida moderna. O cidadão eficiente e competente, nessa ótica, é aquele capaz de consumir com eficiência e sofisticação e de competir com seus talentos e habilidades no mercado de trabalho.

    2) A pedagogia da concorrência, da eficiência dos resultados, tem segundo o autor levado efeito mediante a vários fatores. Cite os principais.
    R- A adoção de mecanismos de flexibilização e de diversificação dos sistemas de ensino e das escolas; A avaliação constante dos resultados (do desempenho ) obtidos pelos alunos,esses que comprovam a atuação eficaz da qualidade do trabalho desenvolvido na escola; A atenção á eficiência, á qualidade, ao desempenho e ás necessidades básicas da aprendizagem ; A ênfase sobre a gestão e a organização escolar, com a adoção da programas gerenciais de qualidade total; O estabelecimento de formas inovadoras de treinamento de professores, tais como educação a distância; A descentralização administrativa e do financiamento,bem como do repasse de recursos, em conformidade com a avaliação do desempenho; O repasse das funções do estado para a comunidade e para as empresas.; A valorização da iniciativa privada e do estabelecimento de parcerias com o empresariado.


    3) Quais objetivos educacionais devem ser estabelecidos para uma educação de qualidade?
    R- A educação deve ser entendida como fator de realização da cidadania, com padrões de qualidade da oferta e do produto, na luta contra a superação das desigualdades sociais e da exclusão social. Nesse sentido, a articulação da escola com o mundo do trabalho torna-se possibilidade de realização da cidadania, pela incorporação de conhecimentos, de habilidades técnicas, de novas formas de solidariedade social, de vinculação entre trabalho pedagógico e lutas sociais pela democratização do estado.

    4) Que cidadão se quer formar?

    R- Cidadãos-trabalhadores capazes de interferir criticamente na realidade para transformá-la, e não apenas para integrar o mercado de trabalho. A escola deve continuar investindo para que se tornem críticos e se engajem na luta pela justiça social. Deve entender que cabe aos alunos se empenhar, como cidadãos críticos, na mudança da realidade em que vivem e no processo de desenvolvimento nacional e que é função da escola capacitá-los para que desempenhem esse papel.

    5) Que preparação os alunos precisam ter a própria vida produtiva em sociedade técnico-informacional?
    R- O aluno precisa ter condições básicas para situar-se competente e criticamente no sistema produtivo. Nesse sentido, a preparação para a vida social é exigência fundamental, especialmente porque um dos pontos fortes da chamada sociedade pós-moderna é a emergência de movimentos localizados, baseados em interesses comunitários mais restritos, no bairro, na região, nos pequenos grupos, organizados em associações civis, entidades não - governamentais, etc.


    teresinha ch-2011

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  9. 4-Consiste na capacitação da mão de obra e na requalificação dos trabalhadores, para satisfazer as exigências do sistema produtivo e formar o consumidor exigente e sofisticado para um mercado diversificado, sofisticado e competitivo. Trata-se, portanto, de preparar trabalhadores/consumidores para novos estilos de consumo e de vida moderna. O cidadão eficiente e competente, nessa ótica, é aquele capaz de consumir com eficiência e sofisticação e de competir com seus talentos e habilidades no mercado de trabalho.

    5-Essa pedagogia tem sido levada a efeito mediante: a adoção de mecanismos de flexibilização e de diversificação dos sistemas de ensino e das escolas; a atenção à eficiência, à qualidade, ao desempenho e as necessidades básicas da aprendizagem; a ênfase sobre a gestão e a organização escolar, com a adoção de programas gerenciais de qualidade total; a valorização de algumas disciplinas, por causa da competitividade tecnológica mundial, que tende a privilegiá-las.

    1-Preparação para o processo produtivo e para a vida em uma sociedade técnico-informacional, formação para a cidadania critica e participativa e formação ética.(Carlos CH-2011)

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  10. 1. O desqualificado nos dias atuais são aquelas pessoas que se prendem em apenas um oficio e não tem capacidade de se adequar ao novo, de acordo com Libâneo (2011) o trabalhador desqualificado é aquele “ com dificuldades de aprendizagem permanentes, incapaz de assimilar novas tecnologias, tarefas e procedimentos de trabalho, sem autonomia e sem iniciativa, que é especializado em um ofício e não sabe trabalhar em equipe” (p. 110). Gerbson LCH 2011

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  11. A cultura tecnológica a o processo de formação de uma sociedade técnico-cientifica que saiba se adequar e sobreviver em um mundo de tecnologias. ( Gerbson LCH 2011)

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  12. 1. O que se entende por cultura tecnológica?

    R - Cultura tecnológica é o emprego da tecnologia nos mais variados setores da sociedade. Como se observa, o emprego da tecnologia no campo educacional com os mais variados recursos: projetores, arquivos digitais de texto, o quase obsoleto CD-rom, tablets, programas de simulações, etc. Temos também o uso desta nas relações sociais; dificilmente encontram-se pessoas que não utilizam ou possuem redes sociais. Empresas estão cada vez mais exigindo de seus funcionários o aperfeiçoamento para o uso desses novos instrumentos, caso contrário o estabelecimento comercial, por exemplo, perderá espaço no mercado. São influencias que as pessoas recebe desde os primeiros anos (escola) até a vida adulta que acabam por transformar a sociedade.


    2. No novo processo de produção, em que estão presentes s tecnologias,não há lugar para o trabalhador desqualificado, ocasionando assim uma exclusão. Apresente suas considerações a partir do que Libâneo coloca como “qualificado e desqualificado” no âmbito das novas tecnologias.

    R - Não há lugar porque o mercado é exigente e consequentemente os locais de trabalhos também serão. O trabalhador "desqualificado" é excluído do processo de produção por ser especializado em apenas uma área e com dificuldade para entender e usar novas ferramentas tecnológicas. Por outro lado, os "qualificados" devem apresentar empatia com as novas tecnologias e estar constantemente em busca do conhecimento e qualificação.

    3. A Pedagogia da concorrência, da eficiência e dos resultados, tem segundo o autor levado efeito mediante a vários fatores. Cites os principais.

    R - Avaliação constante dos resultados (do desempenho) obtidos pelos alunos, resultados esses que comprovam a atuação eficaz e de qualidade do trabalho desenvolvido na escola;
    Valorização de algumas disciplinas -- Matemática e Ciências --, por causa da competição tecnológica mundial, que tende a privilegiá-las;
    Estabelecimento de rankings dos sistemas de ensino e das escolas pública ou privadas, que são classificadas/desclassificadas;
    Valorização da iniciativa privada e do estabelecimento com o empresariado.

    4. Que cidadão se quer formar?

    R - Na visão economicista/mercadológica é formar pessoas eficientes, ou seja, "é capaz de consumir com eficiência e sofisticação e de competir com seus talentos e habilidades no mercado de trabalho." Libâneo (2011, p.113)
    Deve-se atentar que a escola não pode ser apenas uma ferramenta para a reprodução da força de trabalho. Ela deve formar, antes de tudo, pessoas críticas detentoras de conhecimento para que venham transformar a sociedade em lugar mais justo, contrariando a lógica do mercado: onde quem tem é dado e ao que não tem é tirado.

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  13. 1. O que se entende por cultura tecnológica?
    R. É a tecnologia aplicada em diferentes meios, como a televisão, o video, a parabólica, o computador, o que influência em nossa vida social, nos dando suporte nos nossos atos do dia-a-dia, transformando e nos dando suporte nossas ações.


    3. No novo processo de produção, em que estão presentes s tecnologias,não há lugar para o trabalhador desqualificado, ocasionando assim uma exclusão. Apresente suas considerações a partir do que Libâneo coloca como “qualificado e desqualificado” no âmbito das novas tecnologias.
    R. Como o autor questiona já não a mais lugar para o trabalhador desqualificado, ou seja, aquele com dificuldade de aprendizagem, incapaz de assimilar e comandar as novas tecnologias, sem iniciativa e sem saber trabalhar em equipe. Por isso, o motivo da exclusão, onde ganha lugar o trabalhador qualificado, aquele que têm flexibilidade diante das necessidades e situações difíceis que ocorrem no mercado de trabalho, o habilidoso, o competente, o que tem domínio de linguagem oral e escrita, pois este a cada dia infiltra-se no mercado de trabalho e destaca-se na sociedade.


    4. Quais os desafios essenciais da educação brasileira na ótica economicista e mercadológica presente na atual reestruturação produtiva do capitalismo?
    R. Capacitação na mão-de-obra e na requalificação dos trabalhadores para satisfazer as exigências do sistema produtivo e formar o consumidor exigente e sofisticado para um mercado diversificado e competitivo.


    5. A Pedagogia da concorrência, da eficiência e dos resultados, tem segundo o autor levado efeito mediante a vários fatores. Cites os principais.
    R. A doação de mecanismos de flexibilização e de diversificação dos sistemas de ensino e das escolas;
    A atenção à eficiência, à qualidade, ao desempenho e às necessidades básicas da aprendizagem;
    A criação de condições para que se possa aumentar a competição entre escolas e encorajar os pais a participar da vida escolar e escolher entre várias escolas;
    O estabelecimento de formas inovadoras de treinamento de professores, tais como a educação a distância.

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  14. 1. O que se entende por cultura tecnológica?

    R:Entende-se como cultura tecnológica o conjunto complexo de valores, comportamentos, linguagens, hábitos e relações sociais característicos dessa sociedade tecnológica. A sua importância está relacionada com a possibilidade de o indivíduo agir socialmente, a partir de um saber tecnológico do qual ele se apropria e desenvolve a sua identidade, tornando-se um cidadão tecnologicamente competente.

    3. No novo processo de produção, em que estão presentes s tecnologias,não há lugar para o trabalhador desqualificado, ocasionando assim uma exclusão. Apresente suas considerações a partir do que Libâneo coloca como “qualificado e desqualificado” no âmbito das novas tecnologias.

    R:O trabalhador desqualificado é aquele que não consegue se adequar à nova demanda imposta pelo mercado, que é um “analfabeto tecnológico”, que não se preparou para atuar em múltiplas atividades. Pois, no mercado de trabalho atual o individuo deve ser qualificado deve apresentar empatia com as novas tecnologias e estar constantemente em busca do conhecimento e qualificação.

    3. Que cidadão se quer formar?

    R:Formar um cidadão-trabalhador capaz de interferir criticamente na realidade para transformá-la e não apenas ser mais um integrante a formá-la. Já a formação ética tem a importância de explicitar valores e atitudes por meio das atividades escolares. Trata-se de formar valores e atitudes ante o mundo da política e da economia, o consumismo, o, e perante também a violência, sexo, as drogas.

    5. A Pedagogia da concorrência, da eficiência e dos resultados, tem segundo o autor levado efeito mediante a vários fatores. Cites os principais.

    R:A criação de condições para que se possa aumentar a competição entre escolas e encorajar os pais a participar da vida escolar e escolher entre várias escolas;
    O estabelecimento de formas inovadoras de treinamento de professores, tais como a educação à distância.
    A atenção à eficiência, à qualidade, ao desempenho e às necessidades básicas da aprendizagem;

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  15. 1) A cerca das politicas educacionais implementadasnos governos Collor e Fernando Henrique, alavancaram o desenvolvimento educacional na área tecnológica. Como você analisa os impactos da revolução tecnológicas no campo da educação?
    R: Em um ambiente favorável a tecnologia se torna um mecanismo a mais para facilitar o aprendizado do aluno
    2) A Pedagogia da concorrência, da eficiência e dos resultados, tem segundo o autor levado efeito mediante a vários fatores. Cites os principais.
    R: a) A adoção de mecanismos de flexibilização,atenção à eficiência, à qualidade, avaliação constante dos resultados dos alunos..etc
    3) Quais os desafios essenciais da educação brasileira na ótica economicista e mercadológica presente na atual reestruturação produtiva do capitalismo?
    R: [...] capacitação da mão-de-obra e na requalificação dos trabalhadores, para satisfazer as exigências do sistema produtivo e formar o consumidos exigente e sofisticado para um mercado diversificado, sofisticado e competitivo. (pg. 111)
    4) Que preparação os alunos precisam ter a própria vida produtiva em sociedade técnico-informacional?
    R: da escola preparar para o mercado de trabalho e para as formas alternativas de trabalho, centrando-se na formação geral, cultural e científica que permita a diversidade/integração de conhecimentos básicos..

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  16. 1. No novo processo de produção, em que estão presentes s tecnologias,não há lugar para o trabalhador desqualificado, ocasionando assim uma exclusão. Apresente suas consideraçãoes a partir do que Libâneo coloca como “qualificado e desqualificado” no âmbito das novas tecnologias.
    R: Vence quem é mais dotado de informações, segundo Libâneo o indivíduo despreparado além de não ter autonomia, iniciativa, é incapaz de acompanhar a corrida tecnológica, cedendo seu lugar ao capacitado.
    2. . Quais os desafios essenciais da educação brasileira na ótica economicista e mercadológica presente na atual reestruturação produtiva do capitalismo?
    R: Preparar trabalhadores/consumidores para os novos estilos de consumo e de vida moderna.
    3. Quais objetivos educacionais devem ser estabelecidos para uma educação de qualidade?
    R: A educação acima de tudo precisa gerar resultados concretos a sociedade, , formando quadros profissionais para o desenvolvimento e para a geração de riquezas.
    4. Que diretrizes e pressupostos fundamentais devem guiar a prática educativa, a fim de construir uma sociedade democrática e igualitária?
    R:Uma educação para todos , promovida pela escola, com domínio dos conhecimentos e o desenvolvimento de capacidades cognitivas e afetivas indispensáveis ao atendimento de necessidades individuais e sociais dos alunos, bem como a inserção no mundo e a constituição da cidadania também como poder de participação.(pag. 117)

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  17. 1. O que se entende por cultura tecnológica?
    R: Todo um conjunto de inovações que modificam a convivência, a comunicação das pessoas..e o grande e maior exemplo disto é a internet que vem substituindo todos os antigos meios de comunicação..
    2. No novo processo de produção, em que estão presentes s tecnologias,não há lugar para o trabalhador desqualificado, ocasionando assim uma exclusão. Apresente suas consideraçãoes a partir do que Libâneo coloca como “qualificado e desqualificado” no âmbito das novas tecnologias.
    R: No novo processo produtivo, a margem para o trabalhador desqualificado vai cada vez diminuindo, e abrindo ao trabalhador bem preparado, polivalente, flexível e bem qualificado intelectualmente.
    3. . Quais os desafios essenciais da educação brasileira na ótica economicista e mercadológica presente na atual reestruturação produtiva do capitalismo?
    R: Consiste na capacitação da mão-de-obra e na requalificação dos trabalhadores, pra satisfazer as exigências do sistema produtivo..
    4. A Pedagogia da concorrência, da eficiência e dos resultados, tem segundo o autor levado efeito mediante a vários fatores. Cites os principais.
    R: A Adoção de mecanismos de flexibilização e de diversificação dos sistemas de ensino e das escolas, avaliação constante do desempenho, estabelecimento de Rankings dos sistemas de ensino..entre outros.

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  18. 1. O que se entende por cultura tecnológica?
    R= È um conjunto de inovações que estar presente em nosso meio, na qual a tendência é pesquisar, descobrir para que a cada período possa inovar mais e mais chegando a um nível muito elevado de linguagens, acesso, compartilhamento, facilidade para quem domina e uma exclusão para quem não domina e nem tem interesse de dominá-la.
    4. Quais os desafios essenciais da educação brasileira na ótica economicista e mercadológica, presente na atual reestruturação produtiva do capitalismo?
    R= O desafio consiste na capacitação da Mao de obra e na requalificação dos trabalhadores, para satisfazer as exigências do sistema produtivo e formar o consumidor exigente e sofisticado para um mercado diversificado, sofisticado e competitivo.
    1. Quais objetivos educacionais devem ser estabelecidos para uma educação de qualidade?
    R= A preparação para o processo produtivo e para a vida em uma sociedade técnico-informacional, formação para a cidadania critica e participativa e formação ética.
    4. Que preparação os alunos precisam ter a própria vida produtiva em sociedade técnico-informacional?
    R= Envolve a necessidade de a escola preparar para o mundo do trabalho e para formas alternativas de trabalho, tendo em vista a flexibilização que caracteriza o processo produtivo contemporâneo e a adaptação dos trabalhadores ás complexas condições de exercício de sua profissão.

    (VANESSA DA SILVA DIAS, LCH 2011).

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  19. 3. O fato de vivermos hoje em uma sociedade capitalista e neoliberal exigi cada vez mais das pessoas e da escola uma postura produtiva, neste caso de conhecimento e flexibilidade para a manutenção dos sistema .
    A preocupação geral é com a qualificação para o mercado que está cada vez mais exigente e seletivo tornando indispensável as conexões entre educação-conhecimento e desenvolvimento-desempenho, o sistema exige profissionais capazes de fazer essas conexões ou do contrário estarão desqualificados e desqualificação passou a significar exclusão.
    Não ter acesso ou não saber manusear os novos instrumentos tecnológicos criou uma nova categoria de analfabetos, que por sua vez carregarão um estigma por não conseguirem se inserir neste novo contexto político, social e cultural, e estes segundo Libanêo estarão desqualificado e consequentemente serão excluído.
    4. O essencial da educação consiste na capacitação da mão de obra e requalificação dos trabalhadores, para satisfazer as exigências do sistema produtivo e formar o consumidor exigente e sofisticado para um mercado diversificado, sofisticado e competitivo.
    5. A valorização de algumas disciplinas_ matemática e ciências _, por causa da competitividade tecnológica mundial, que tende a privilegiá-las;
    A valorização da iniciativa privada e do estabelecimento de parcerias com o empresariado;
    O repasse das funções do Estado para a comunidade e para empresas.

    (Ildeane Rodrigues, LHC 2011).

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  20. 3. O autor aponta as caracteristicas tanto do trabalhador qualificado quanto do desqualificado no ambito do processo de produção atual. O trabalhador deve estar flexivel diante do seu ambiente de trabalho ao desenpenhar as tarefas, estando "atualizado" com o uso das novas tecnologias e também sendo critico, tomando iniciativas e mostrando possuir autonomia,alem de ter uma boa relação com sua equipe de trabalho. Ao contrário estará fora dos padroes do que é determinado como profissional qualificado.

    4. Para acompanhar as exigencias do atual sistema produtivo inteiramente capitalista e do mercado consumidor, o principal desafio imposto diante da educação consiste na qualificação da mão de obra, e requalificaçao dos trabalhadores, formando assim consumidores exigentes diante da diversificação do mercado. Então, a escola é vista como elemento principal para a formação de trabalhadores/consumidores que consigam se adequar ao novo estilo de consumo e de vida moderno.

    5. Algumas das pontos que levaram a instalação de uma pedagogia da concorrencia , da eficiencia e dos resultados:
    - flexibilidade e diversidade no ensino nas escolas;
    - maior atenção à qualidade, desempenho diante do processo de aprendizagem dos alunos;
    - a constante avaliação do desempenho (resultados) do aluno;
    - valorização de disciplinas ligadas ao desenvolvimento tecnologico, como matemática e ciências;
    - o repasse das funções do Estado para a comunidade e para as empresas;
    Isso tudo infuência uma formação voltada para o desempenho individual e competitivo.

    (Edinária Nascimento Sousa, LCH 2011)

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  21. 1. O que se entende por cultura tecnológica?
    R: Entende-se como uma peça importante na constituição cultural da sociedade. Assim como cada realidade cultural tem sua lógica interna própria, com o mundo tecnológico não é diferente. É preciso que o sujeito saiba relacionar a variedade de procedimentos culturais com os contextos em que são produzidos para que as suas práticas e concepções lhe façam sentido, evitando comportamentos preconceituosos e para que lhe seja possível articular-se nesse contexto.
    2. A propagação dos multimeios didáticos na escola, parte de uma política educacional, que voltada para a escola, aponta Libâneo (2011, p.109) “[...] constitui, todavia, apenas uma ponta do iceberg que arevolução tecnológica representa para o campo educacional.” Como você compreende ser a escola apenas um dos elementos do processo tecnológico do mundo globalizado?
    R: Como um processo de globalização, o qual vem trazendo profundas transformações para as sociedades contemporâneas. Com o acelerado desenvolvimento tecnológico e cultural, principalmente na área da comunicação, caracterizando uma nova etapa do capitalismo, contraditória por excelência, colocando novos desafios , como a cultura, Estado, mundo do trabalho, educação, etc. sofrem as influências de um novo paradigma. Neste novo paradigma, a autonomia é privilegiada.
    6. A cerca das politicas educacionais implementadasnos governos Collor e Fernando Henrique, alavancaram o desenvolvimento educacional na área tecnológica. Como você analisa os impactos da revolução tecnológicas no campo da educação?
    R: Com os impactos causados pelas novas tecnologias na sociedade e na educação,ressalta, sob a perspectiva crítico-reflexiva, as limitações e possibilidades desses recursos, em frente às questões: democratização de acesso,
    utilização no cotidiano escolar, influência na formação continuada do professor. A partir de então,essa revolução tecnológica é irreversível e faz-se necessário assegurar que esses recursos sejam utilizados para o bem-estar da humanidade e não para fins de exclusão.
    3. Que preparação os alunos precisam ter a própria vida produtiva em sociedade técnico-informacional?
    R: O aluno tem que perceber que os conteúdos ministrados em sala de
    aula têm algum significado na sua vida, podendo ser aplicados em outros contextos sociais. além de oferecer conhecimentos que permitam ao aluno fazer conexões com seus conhecimentos prévios (aprendizagem significativa), tem como objetivo permitir que ele perceba e entenda a relevância dos métodos de ensino e da própria avaliação.

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  26. Silia
    Ao consideramos que a cultura tecnologica esta diretamente ligado ao comportamento dos individuos. Entende-se que cultura tecnologica é o conjunto de transformações que a sociedade em geral vêm passado, por isto ressaltamos que a mesma é responsavél pela mundança no cotidiano do individuo, fazendo com que os mesmos procurem sempre se adaptarem ao meio em que estão situados. A cultura tecnologica tem rompido algumas barreiras, e facilitado a comunição, ao pensarmos na cultura tecnologica no processo educacional entendemos que a mesma tem facilitado o desenvolvimento e a aplicação de novas praticas pedagogicas em sala de aula.

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  27. 2-Uma das funções da escola é atransmissão de conhecimento, e destacando sua atuação no mundo globalizado entendemos que a mesma vêm sofrendo diversas influencias, modificando as formas com que os professores estão desenvolvendo suas atividades, trazendo para a sala de aula informações que ajudam de maneira significa no processo de aprendizagem do aluno. Ressaltamos ainda que todas estas modificações são fruto do processo acelarado do capitalismo.

    3- Em uma sociedade informatizada os discentes devem observar todo o conteúdo a eles ensinados fazendo com que os conteúdos adquiridos possua utilizade em sua vida, nos mais diversos casos.

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  28. UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
    CURSO DE LICENCIATURA EM CIENCIAS NATURAIS
    ALUNA: SANTANA DA SILVA SOUSA DOCENTE: CRISTINA TORRES

    RESPOSTAS DA ATIVIDADE DE FUNDAMENTOS
    1. Quais objetivos educacionais devem ser estabelecidos para uma educação de qualidade?
    Devemos inferir, portanto, que a educação de qualidade é aquela mediante a qual a escola promove,para todos, o domínio dos conhecimentos e o desenvolvimento de capacidades cognitivas e efetivas indispensáveis ao atendimento de necessidades individuais e sociais dos alunos, bem como a inserção no mundo e a constituição da cidadania também como poder de participação, tendo em vista a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.Qualidade é, pois, conceito implícito á educação e ao ensino.
    2. Que preparação os alunos precisam ter a própria vida produtiva em sociedade técnico-informacional?
    Precisa que a escola prepare esses alunos para o mundo do trabalho e para formar alternativas de trabalho,tendo em vista a flexibilização que caracteriza o processo produtivo contemporâneo e á adaptação dos trabalhadores ás complexas condições de exercício de suas profissões.
    3. Que cidadão se quer formar?
    Se quer formar cidadãos com capacidade de se situar em relação aos outros,de estabelecer objetos, pessoas e idéias, de desenvolver autonomia. A capacidade de formar indivíduos interlocutores competentes, de expressar suas idéias, desejos e vontades de forma cognitiva e verbal, incluindo a perspectiva do outro e capacidade de dialogar.
    4. No novo processo de produção, em que estão presentes tecnologias, não há lugar para o trabalhador desqualificado, ocasionando assim uma exclusão. Apresente suas considerações a partir do que Libâneo coloca como “qualificado e desqualificado” no âmbito das novas tecnologias.

    Libaneo fala a respeito de pessoas que não são preparadas para esse mercado de trabalho que se tem hoje, um mercado exigente onde as pessoas tem que saber transitar por varias áreas não só na sua especializada, mas em outras também ou seja onde o trabalhador tem que assimilar varias coisas no seu ambiente de trabalho.

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  29. O que se entende por cultura tecnológica?
    A tecnologia tem causado muitas mudanças, com todos os seus avanços e inovações, vem cada vez mais influenciado na maneira na qual as pessoas se comunicam ou fazem seus negócios, essas modificações afetaram também as instituições escolares com recursos educacionais que contribuir na formação dos alunos. Tais avanços estão relacionados a revolução tecnológica, fazendo com que as políticas educacionais sejam influenciados pela política e economia, ou seja, todos os meios eletrônicos tem favorecido o surgimento de uma sociedade caracterizada pela técnica, estes aspectos ajudam a desenvolver as questões econômicas, onde cada vez mais o mercado tem cobrado da sociedade,mão-de-obra qualificada.

    Quais os objetivos educacionais devem ser estabelecidos para uma educação de qualidade?
    Sabe-se que em diferentes casos a educações escolar esta relacionado com a lógica economicista, com o intuito de fortalecer o mercado e reproduzir a competitividade, eficiência e da produtividade exigida pela economia, formado um mercado educacional. Entretanto é necessário busca uma educação de qualidade, capaz de desenvolver as capacidades cognitivas, de atender a sociedade de acordo com sua realidade, gerar conhecimento e desenvolver a ciência e a tecnologia, prepara os alunos para serem profissionais qualificados com também forma cidadãos críticos, capazes de interferir na realidade na qual estão inseridos.
    Que diretrizes e pressupostos fundamentais devem guiar a prática educativa, a fim de construir uma sociedade democrática e igualitária.
    Para uma educação de qualidade é importante a preparação para o processo produtivo e para a vida em uma sociedade técnico-informacional, é necessário que a escola prepare seus alunos para o mercado de trabalho, capazes de se adaptarem as novas tecnologias que surgem. A formação para a cidadania crítica e participativa refere-se a formar cidadãos capazes de interferir criticamente da realidade para transformá-la, é não apenas para integrar o mercado de trabalho.Formação ética, trata-se de forma valores e atitudes, diante a realidade política e econômica, do consumismo, individualismo, das formas de exploração do capitalismo contemporâneo
    (Késse Maria, LCH 2011).

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  30. 1. O que se entende por cultura tecnológica?
    R: Vivemos em uma sociedade que é reflexo da revolução tecnológica, marcada pela técnica da informação e do conhecimento.Nesse contexto, entende-se como cultura tecnológica o conjunto de padrões, comportamentos, hábitos característicos dessa nova sociedade.A apropriação desses valores interfere diretamente na eficiência e produtividade da demanda exigida pelo mercado, não há lugar para o trabalhador incapaz de assimilar novas tecnoligias.
    2. No novo processo de produção, em que estão presentes as tecnologias, não há lugar para o trabalhador desqualificado, ocasionando assim uma exclusão. Apresente suas considerações a partir do que Libâneo coloca como “qualificado e desqualificado” no âmbito das novas tecnologias.
    R: Na sociedade atual marcada por novos processos de produção é crucial saber lidar com as novas tecnologias, esse é um dos fatores que diferenciam o trabalhador qualificado do desqualificado.
    Adequar-se as novas organizações de produção, assimilar novas tecnologias,
    tarefas e procedimentos, criatividade, ter iniciativa, trabalhar em equipe, ser polivalente, ser qualificado intelectual e tecnologicamente são exigências do mercado de trabalho, cada vez mais seletivo, excludente, julgando como “despreparado”, “desqualificado” todo aquele que não possui tais atributos.
    3. Quais os desafios essenciais da educação brasileira na ótica economicista e mercadológica presente na atual reestruturação produtiva do capitalismo?
    R: Neste âmbito, o principal desafio da educação consiste na capacitação da mão de obra e requalificação dos trabalhadores a fim de se encaixarem nas exigências do sistema produtivo.Trata-se, fundamentalmente, de formar trabalhadores/consumidores para os novos estilos de consumo e de vida moderna.
    Keilla dos Santos Araújo.LCN 2011

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  31. 1. O que se entende por cultura tecnológica?
    R: Se entende por cultura tecnológica os valores, princípios inseridos na sociedade pela globalização. Hoje em dia não é suficiente saber ler, escrever e fazer alguns cálculos, o indivíduo “analfabeto tecnológico” é descartado, esse sistema opressor, apesar de tudo, contribui para os avanços da sociedade, pressionando por excelência na educação e nos meios de capacitação e qualificação profissional.
    2. Quais objetivos educacionais devem ser estabelecidos
    para uma educação de qualidade?
    R:Educação de qualidade só é conseguida quando a escola consegue promover a todos os alunos o domínio pleno do conhecimento, além de possibilitar o aprimoramento de suas capacidades cognitivas e afetivas que influem diretamente nas suas necessidades individuais e sociais. Além de inseri-los no mundo e desperta neles o espírito cidadão, crítico e participativo.
    3. Que cidadão se quer formar?
    R: Visa-se a formação de cidadãos críticos e participativos, capaz de interferir avidamente na sociedade, não apenas mão de obra para o mercado como quer o capitalismo.
    Sandro Ferreira de Sousa.LCN 2011

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  32. Elzeni CH 2011
    1-Podemos destacar que cultura tecnologica é o processo de transformação no qual a sociedade vêm passando, e através destas transformações ocorre também a modificação no comportamento dos individuos e da forma com que os mesmos se comunicam.
    2-Podemos destacar que a escola já adquiriu certas caracteristicas da globalização, no entanto não são as novas tecnologias totalmente reponsável pelo processo de ensino e aprendizagem dos alunos,porém o processo tecnologico tem acelerado as mudanças no ensino, fazendo com que seja possui trabalhar com ações alternativas.
    3- Para obtermos uma educação eficaz precisamos trabalhar em conjunto com a sociedade, pois assim seria possivel se pensar no que de fato é necessário para os mesmos, devemos ainda valorizar os profissionais que atuam na docência, influenciando cada vez mais seu processo formativo. Trabalhar de uma forma geral com a comunidade escolar é também uma das formas de elevarmos a educação.

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  33. 1-Falar de tecnologia num pais onde pouco se investe na educação é algo complicado pois como podemos ver um pouco do que acontece com países de primeiro mundo eles invente forte na educação e tecnologia dessa forma seus índices sociais são bem elevados.
    levando para uma realidade nacional não precisa ir muito longe basta olha na sua cidade como funciona o investimento em tecnologia na educação.... você conta nos dedos das mãos quantos são os professores que sabem utiliza um computador. No geral vai ensina algo que não sabe ta difícil....

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  34. 1. O que se entende por cultura tecnológica?
    A tecnologia é certamente um agente de mudança, que com suas inovações, influenciam a forma como as pessoas se comunicam e fazem negócios. A internet, uma dessas inovações, vem modificando significativamente a forma como as pessoas aprendem, acarretando outra mudança, associada à forma como os recursos educacionais são projetados, desenvolvidos, gerenciados e integrados às salas de aula.
    2. Quais os desafios essenciais da educação brasileira na ótica economicista e mercadológico presente na atual reestruturação produtiva do capitalismo?
    Reestruturação Produtiva engendrou-se a partir da década de 70 sob o advento da Revolução Tecnológica, agravada pela crise do petróleo. No entanto, para se entender a Reestruturação Produtiva e os novos parâmetros de dominação e acumulação, é necessário compreender os antigos modos de produção capitalista, baseados no binômio taylorismo/fordismo, compactuado pelo Estado, o qual criou um certo “compromisso” entre capital e trabalho
    3. Quais objetivos educacionais devem ser estabelecidos para uma educação de qualidade?
    A escola do futuro não existirá. Ela será substituída por espaços de aprendizagem com todas as ferramentas possíveis e necessárias para os estudantes aprenderem. Educação se faz com bons educadores e o modelo escolar arcaico “aprisiona” e há décadas dá sinais de falência. “Não precisamos de sala, precisamos de gente. Não precisamos de prédio, precisamos de espaços de aprendizado. Não precisamos de livros, precisamos ter todos os instrumentos possíveis que levem o menino a aprender”, defende.

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  35. Tendo em vista o desenvolvimento e os benefícios que a tecnologia vem trazendo para a sociedade do século XXI seria ingenuidade desconsiderar suas contribuições em sala de destacando então os livros em PDF, as atividades digitalizadas, as aulas com data show que prende os olhares dos alunos com seus vídeos que contem áudios e imagens que encantam a mente das crianças, jovens e adultos é sabido que nem todos tem acesso a tais informações no entanto a tendência é um avanço e para que este seja feito de forma positiva é necessário profissionais preparados sendo este responsáveis pelo desenvolvimento do conhecimento na mente humana.

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  36. 1. O que se entende por cultura tecnológica?
    R:É o tempo que estamos vivendo com a expansão das novas tecnologias e para se ter um ótimo profissional no dia de hoje ele tem que estar atualizado com tudo que seus alunos entende de melhor a tecnologia.
    3. No novo processo de produção, em que estão presentes s tecnologias,não há lugar para o trabalhador desqualificado, ocasionando assim uma exclusão. Apresente suas consideraçãoes a partir do que Libâneo coloca como “qualificado e desqualificado” no âmbito das novas tecnologias.
    R: Essa desqualificação é um sinônimo de exclusão, pois na nossa época não há lugar para um profissional desqualificado, na nossa sociedade esse que não são capacitados nessa área são colocados a margem dela em vez de fazer uma reciclagem com esse profissional.

    1. Quais objetivos educacionais devem ser estabelecidos para uma educação de qualidade?
    R: Em vez de querer formar profissionais somente treinados para fazer simplesmente o que lhe é mandado e passar a produzir cidadãos pensantes.
    3. Que cidadão se quer formar?
    R: o Governo quer formar um cidadão submisso, mais a escola quer formar cidadãos pensantes.

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  37. Barbara Jordana Maciel Sousa
    1. O que se entende por cultura tecnológica?
    R: É o conhecimento que adquirimos sobre as novas tecnologias como computadores internet e etc...
    3. No novo processo de produção, em que estão presentes s tecnologias,não há lugar para o trabalhador desqualificado, ocasionando assim uma exclusão. Apresente suas consideraçãoes a partir do que Libâneo coloca como “qualificado e desqualificado” no âmbito das novas tecnologias.

    R: Essa desqualificação ocorre pelo fato de o profissional não procurar se renovar seu modo de ensino, fazendo com que assim aja um abismo entre aluno e professor pois a linguagem do aluno é diferente do professor, por isso um professor que não saiba nem que seja um pouco sobre as tecnologias que emergem é considerado desqualificado e colocado margens.
    1. Quais objetivos educacionais devem ser estabelecidos para uma educação de qualidade?
    R:Começar a se trabalhar o lado social do aluno e a sua própria capacidade.
    3. Que cidadão se quer formar?
    R:Um cidadão que aprenda a questionar as situações que não lhe agradem e que simplesmente não só diga que quer mudança, mais que as realize-as.

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  38. A educação escolar publica e democrática no contexto atual: um desafio fundamental
    1. O que se entende por cultura tecnológica?
    Entende-se por cultura o complexo dos padrões de comportamento, crenças valores e hábitos transmitidos coletivamente e característicos de uma sociedade, essas mudanças
    culturais e muitas vezes representam as próprias adaptações dos indivíduos ao seu meio. A tecnologia é um dos principais fatores desencadeadores de processos adaptativos, a partir dos quais outras mudanças adaptativas se ramificam, a tecnologia tem eliminado progressivamente as barreiras físicas e temporais, facilitando a comunicação e o acesso às informações, potencializando as adaptações, transformações e as reestruturações culturais.

    1. Quais objetivos educacionais devem ser estabelecidos para uma educação de qualidade?
    Para uma educação de qualidade a escola deve promover para todos o domínio dos conhecimentos de capacidades cognitivas e afetivas indispensáveis ao atendimento de necessidades individuais e sociais dos alunos, bem como a inserção no mundo e a constituição da cidadania também como poder de participação, tendo em vista a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

    4. Que preparação os alunos precisam ter a própria vida produtiva em sociedade técnico-informacional?
    Envolve a necessidade de a escola preparar para o mundo do trabalho e para formas alternativas de trabalho, tendo em vista a flexibilização que caracteriza o processo produtivo contemporâneo e a adaptação dos trabalhadores às complexas condições de exercício de sua profissão.

    Nágila Almeida

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  39. MARIA DAS DORES P. SOARES

    1. Quais objetivos educacionais devem ser estabelecidos para uma educação de qualidade?
    Para uma educação de qualidade a escola deve promover para todos o domínio dos conhecimentos de capacidades cognitivas e afetivas indispensáveis ao atendimento de necessidades individuais e sociais dos alunos, bem como a inserção no mundo e a constituição da cidadania também como poder de participação, tendo em vista a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

    2. Que cidadão se quer formar?
    Não é tarefa fácil responder a essa questão, especialmente porque, como vimos, o quadro econômico, político, social e educacional é bastante complexo e contraditório, pois a escola não está preparando o aluno para ser cidadão e sim para o vestibular.

    1. O que se entende por cultura tecnológica?
    É a cultura que hoje vivenciamos, onde a tecnologia predomina, uma corrida de invenções, criações e descobertas, temos também o uso desta nas relações sociais; dificilmente encontram-se pessoas que não utilizam ou possuem redes sociais.

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  40. 1. O que se entende por cultura tecnológica?
    R: A revolução tecnologia, causou e continua causando diversas mudanças nos dias atuais. De modo que esta já faz parte do cotidiano de muitas escolas particulares e públicas, assim como a educação a distância a internet, etc. Essa revolução caracteriza-se ainda por um novo paradigma de produção de desenvolvimento, que tem como elemento básico a centralidade do conhecimento, que se desenvolveu e centralizou em nosso cotidiano, tornando-se de certa forma uma cultura indispensável.
    3. No novo processo de produção, em que estão presentes s tecnologias,não há lugar para o trabalhador desqualificado, ocasionando assim uma exclusão. Apresente suas consideraçãoes a partir do que Libâneo coloca como “qualificado e desqualificado” no âmbito das novas tecnologias.
    R: Segundo Libânio no novo processo de produção, em que estão presentes as novas tecnologias não há praticamente lugar para o trabalhador desqualificado, com dificuldades de aprendizagem permanente, incapaz de assimilar novas tecnologias, tarefas e procedimentos de trabalho, sem autonomia e sem iniciativa. A desqualificação passou significar exclusão, nesse novo processo produtivo, onde o trabalhador que não se adequar a esse novo processo cultural dos meios tecnológicos, se tornará excluído e considerado um profissional desqualificado.
    5. A Pedagogia da concorrência, da eficiência e dos resultados, tem segundo o autor levado efeito mediante a vários fatores. Cites os principais.
    R: Essa pedagogia tem sido levada a efeito em geral, mediante:
    * a adoção de mecanismo de flexibilização e de diversificação dos sistemas de ensino e das escolas;
    * a atenção à eficiência, à qualidade, ao desempenho e as necessidades básicas da aprendizagem;
    * a avaliação constante dos resultados obtidos pelos alunos, resultados esses que comprovam a atuação eficaz e de qualidade do trabalho desenvolvido na escola.
    * a valorização da iniciativa privada e do estabelecimento de parcerias com empresariado.
    * o estabelecimento de formas inovadoras de treinamento de professores, tais como a educação a distância.

    ( ATIVIDADE DE POLLYANNA MARTINS DOS SANTOS)

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  41. 1. O que se entende por cultura tecnológica?
    Quando nos remete a palavra cultura o que nos vem a mente é que seja um ato de preservar e relembrar o que já se foi feito ou vivido anteriormente, então presumo que CULTURA TECNOLÓGICA nada mais seja do que a preservação de instrumentos tecnológicos feitos pelos nossos antepassados e que por ventura nos dias de hoje sofreram ou estão em processo de modificação/melhoria para melhor adaptação aos dias de hoje.

    3. No novo processo de produção, em que estão presentes s tecnologias,não há lugar para o trabalhador desqualificado, ocasionando assim uma exclusão. Apresente suas consideraçãoes a partir do que Libâneo coloca como “qualificado e desqualificado” no âmbito das novas tecnologias.
    Libâneo afirma que há lugar no novo sistema produtivo para os trabalhadores cada vez mais capacitados, qualificados intelectualmente e tecnologicamente e capaz de se submeter a um continuo processo de aprendizagem.
    O trabalhador desqualificado, é aquele em que não só há dificuldade em aprendizagem como também chega até uma acomodação da parte do mesmo, mas na maioria das vezes isso é uma questão que vem desde o principio ou seja desde a base formadora da pessoa, onde ela pode não ter frequentado uma escola regularmente ou coisas do tipo.

    3. Que cidadão se quer formar?
    Cidadãos capazes de lutar e saber reconhecer seus direitos perante a sociedade, cidadãos que sempre queiram sempre ir em busca de mais conhecimento, de mais qualificação, cidadãos de bens, trabalhadores e capazes de enfrentar as dificuldades de uma vida toda.

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  42. 1. O que se entende por cultura tecnológica?

    É o avanço da tecnologia no nosso cotidiano, a facilidade e comodidade que ela nos proporciona, a dimensão de sua assistência e aceleração de serviços no nosso dia a dia.

    3. Que cidadão se quer formar?

    Cidadãos de valores, que sonhem e que vão em busca dos seus sonhos, cidadão que saibam e discutam sobre seus direitos e valores perante a sociedade.

    1. Quais objetivos educacionais devem ser estabelecidos para uma educação de qualidade?

    Deve se ter como objetivo passar aos alunos ensinos não só dos livros mais como também ensinos vividos pelo professor, ensinos da vida... formação de um cidadão de bem, deve se passar a maior quantidade de informações que o professor puder, vivenciar e conhecer a realidade do aluno para melhor supri-lo como professor e amigo.

    ATIVIDADE DO GEBERSON (LCN 2011)

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