sexta-feira, 28 de julho de 2017

Questões para análise do filme Como Estrelas na Terra – Toda criança é especial




Questões para análise do filme Como Estrelas na Terra – Toda criança é especial
Como Estrelas na Terra – Toda criança é especial (no Brasil)
Taare Par Zaamen ( na Índia)
Lançado em 2007 sob a direção do ator Aamir Khan com duração de 165 Min.


1- Como era o papel família de Ishaan antes de descobrir se ele tinha dislexia? Será que a família já desconfiava ou foi uma surpresa quando descobriram?

2- O Professor é antes de tudo um ser humano com sentimentos e na sua atuação precisa ter sensibilidade para procurar entender as especificidades dos seus alunos. Como o Professor percebeu a dificuldade/necessidade de Ishaan?

3- Discorra sobre cada professor que passou pela vida escolar de Ishaan, antes do professor Ram que foi sensível a situação dele.

4- O filme aborda as diferentes formas de aprender se assemelhando as Inteligências Múltiplas de Howard Gardner . Cada um aprende de forma diferente, porque cada pessoa é diferente com talentos diferentes. Qual o momento do filme que você considera mais latente o fato de que todos somos estrelas e que só precisa de um espaço para brilhar?


5- O Professor Ram usa a frase “Nessa corrida desesperada, alimentam cavalos de corrida, não crianças”. O que ele queria dizer com isso?


6- A história do filme nos leva a refletir sobre muitas questões desde a gestão escolar até a prática pedagógica do professor. Qual a lição que você, como futuro professor absorveu para sua vida Profissional e pessoal?

7- Incluir e/ou integrar, qual a função da escola no contexto atual brasileiro?

8- Michel Foucault (1991, p,74 apud PADILHA, 2000, p. 204) diz que “no instante mesmo em que ela [a sociedade] diagnostica a doença, exclui o doente”. Você concorda com a afirmação? A escola faz parte desse contexto?





Profª Cristina Torres Ferreira

19 comentários:

  1. 1- a família do pequeno Ishaan não pensavam que o garoto tinha problemas,pelo contrario achavam que ele era uma criança ''normal'' e que era apenas desinteressado, achavam que o garoto não gostava de estudar. Ao saber dos problemas de Ishaan sua família ficou surpresa, pois ate então ninguem desconfiava dos problemas do menino.
    2-o professor Ram desconfiou que o garoto tinha problemas por conta do mesmo passar o tempo inteiro sozinho triste, não sentia vontade de brincar com ninguem e não sorria como os outros garotos.
    3- os demais professores de Ishaan não sabiam dos problemas que o garoto sofria, por conta de não entender os mesmos achavam que o garoto era preguiçoso, achavam que ele não aprendia porque não queria por desinteresse por conta disso castigavam o menino com paumatoria, colocando para fora da sala e sempre chamavam ele de burro.
    4- na competição de pintura, onde todos poderam mostrar seus talentos de forma divertida.
    5- na frase o professor fala do desejo dos pais de preparar seus filhos de forma desesperada para o mercado de trabalho, e esquecem de formar pessoas com um bom caráter, que respeitam o outro co suas diferenças.
    6- o filme nos mostra que cada pessoa tem algo diferente, que ninguem é bom em tudo cada um temos nosso próprio tempo e jeito de apreender. cabe ao professor ajudar a despertar nos seus alunos os seus talentos, é importante também o professor formar gente que respeita e entende o outro, e não apenas mão de obras para o mercado de trabalho, são as diferenças que nos completam se todos soubessem tudo o mundo não teria graça.
    7- a escola deveria incluir os alunos pois é direito dos mesmo uma educação de qualidade para todos e todas. Entretanto, no contexto atual brasileiro as escolas estão apenas integrando os alunos com necessidades especiais, pois as mesmas não são preparadas para receber os alunos, embora seja lei e direito de todos uma educação de qualidade muitas coisas no nosso país precisam ser mudadas, é preciso que haja compromisso dos gestores e governantes para com a sociedade.
    8- na maioria das vezes sim todo esse processo de exclusão para com as pessoas com deficiência é veio como herança histórica foi passada de geração para geração. É importante que a escola ajude a acabar com esse preconceito e incluir as pessoas com deficiência na escola de forma correta.

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  2. Cícera Valéria Santos Paz
    1. No que podemos analisar no filme foi uma surpresa para os pais, logo para o pai de Ishaan ele era preguiçoso, ele via isso como preguiça de seu filho, no momento em que eles descobriram ficam até duvidosos com o professor, não queriam acreditar que seu filho tivesse esse tipo de problema. O filme é uma lição para que pais e professores observassem mais esses casos dentro da escola e em casa.
    2. Ishaan já estava muito reprimido com tudo que tinha acontecido, o professor como um bom observador percebeu que ele não era igual aos outros, como no inicio de sua vida escolar o professor também passou pela mesma situação, então para ele foi bem difícil, mas seu papel foi fundamental no desenvolvimento dele dentro da sala de aula.
    3. No que pude observar durante o filme foi que os professores que ensinavam o Ishaan, não tinha a atenção voltada para ele, via que era “preguiça” do menino, logo porque ele já havia reprovado duas vezes na mesma serie. Os professores não mudava sua didática para que isso fizesse chamar a atenção dos alunos.
    4. Quando o professor de Ishaan deu espaço para ele, deixou com que ele se sentisse à vontade dentro das aulas, no fim do filme, no domingo quando o professor sugeriu aquela atividade, deu uma “liberdade para os alunos se expressarem”, fez com que a cada um fizesse o que queria. Muito lindo o papel do professor quando fez com que cada um se sentisse livre.
    5. Que a escola hoje, sempre se preocupou em passar os alunos de serie, sem se preocupar se eles estão desenvolvendo bem ou não, apenas os educa para que tenham uma competividade entre eles mesmo.
    6. Acho que no momento em que nos futuros professores nos depararmos com situação como a de Ishaan, que não fechemos os olhos, mas sim ajuda-los a se sentir incluído no meio social, que é dever também dos professores ensinar apesar da deficiência do aluno.
    7. No momento acho que no brasil está mais pra integrar do que incluir, isso é evidente dentro de muitas salas de aulas.
    8. Sim. A escola como uma formadora de futuros profissionais, deve ser a primeira a ajudar esse aluno a se sentir incluso dentro da escola, independente de sua deficiência, o mundo de hoje está mais avançado mais o preconceito ainda fala mais alto do que a necessidade que esses alunos apresentam. Então a escola deve ajudar esse aluno a se sentir mais incluso.

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  3. 1. a família de Ishaan achavam que ele era preguiçoso e não compreendiam ele
    2. ele o observou desde a primeira aula sem nenhum animo, procurou saber mais sobre ele e o porquê daquele comportamento. Decidindo então investigar o comportamento escolar de Ishaan, assim, ele constatou o que afetava a aprendizagem de Ishaan, nesse caso a dislexia.
    3. Os primeiros professores não compreendia e nem viam a dislexia de Ishaan, achava ele preguiçoso e desobediente por não procurar entregar as atividades escolares e nem conseguir alcaçar os demais colegas.
    4. o concurso de desenho, neste momento Ishaan se destacou, pois pintar era uma de suas grandes habilidades.
    5. que as crianças eram treinadas para serem vencedoras e não felizes.
    6.o quanto sou importante como profissional e que posso fazer a diferença.
    7. Integrar.
    8. Sim, pois quando se faz o diagnostico, imediatamente procuram-se métodos diferenciados para lhe dá possibilidades de se desenvolver de maneira integral. Esses métodos diferenciados já se tornam um fator de exclusão

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  4. 1 - Antes da descoberta da dislexia de Ishaan, a família não sabia como lidar com o garoto, onde constantemente faziam comparações com o irmão mais velho. Pensavam que Ishaan não aprendia por falta de esforço, ou simplesmente por levar tudo na brincadeira. Antes de manarem Ishaan para o colégio interno, o diretor da primeira escola havia comentando sobre o desenvolvimento cognitivo do garoto, contudo seus pais não aceitaram e ignoraram o comentário, pois para eles Ishaan tinha que ser igual ao seu irmão. Contudo, a notícia e comprovação deste fato, foi um choque para a família.
    2 - Por meio de um olhar sensível voltado para seus alunos, sendo assim, capaz de identificar que o comportamento de Ishaan era peculiar, em relação aos outros alunos. Partindo deste ponto, o professor tenta entender o que se passa com o garoto.
    3 - Todos os professores que passaram pela vida de Ishaan, com exceção do professor Ram, não possuíam interesse de entender o comportamento do menino, simplesmente ignoravam os sinais. A justificativa dos professores não conseguirem alcançar o objetivo espero com Ishaan, sempre recaia sobre o próprio garoto, sendo taxado de desinteressado.
    4 - O trecho que se passa no dia que o professor Ram realiza o concurso de arte, onde todos pintam, contudo demonstram suas singularidades ao fazer esta tarefa, pois cada um possui uma forma diferente de olhar para o mundo, assim como, interpretar e executar as tarefas que lhes são pedidas.
    5 - Isso demostra que a sociedade capitalista está interessada apenas em produzir massa de manobra e mão-de-obra útil, onde se aprende a competir logo no início da vida. As crianças são vistas por essa perspectiva e, as que fogem deste padrão são tidas como anormais que não terão utilidade e consequentemente não conseguirão acessão social.
    6 - Podemos absorver deste filme a lição de que o professor deve estimular o olhar sensível em relação aos seus alunos, para que se desconstrua a atual visão de que a interação professor-aluno não deve transpassar as paredes da escola. Nessa perspectiva, o professor deve estar aberto para entender as singularidades de seus educandos.
    7 - Levando para um âmbito nacional, grande parte das escolas no Brasil apenas integram. Contudo, é previsto em lei o dever de além da integração, a escola incluir o aluno, independentemente de suas limitações físicas ou mentais, sua pertença étnica, lugar de origem ou posição social. Para tanto, as leis devem sair do papel e iniciar suas práticas.
    8 - Sim, concordo. A citação de Michel Foucault consegue exprimir com toda clareza, o que se passa na estrutura de nossa sociedade. Embasado em algumas leituras teóricas, considero a escola como uma extensão da sociedade, por este motivo, acredito que a frase de Foucault se aplique, também, ao ambiente escolar.

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  5. 1) A família de Ishaan, tinha um papel bastante rigoroso em relação ao filho mais novo. Pois para seu pai, Ishan, era um garoto rebelde e indisciplinado que assim ocasionava em seu fracasso escolar. A dificuldade na leitura e escrita de Ishan era decorrente a dislexia, o que faz seu pai acha que Ishan é uma criança com necessidade especiais e que leva o pai de Ishan acredita que ele é uma criança incapaz e um “anormal”.
    2) Logo em sua primeira aula, o professor substituo, Ram, percebeu como Ishan se mostrava desmotivado e triste. Ao ver seus cadernos o professor observa que Ishan tem dislexia e então decidir ir até sua casa para comprovar em seus outros cadernos e falar com seus pais. Isso mostrou como o professor teve sensibilidade em entender Ishan, que levou ao mesmo a ajudar o aluno.
    3) Antes do professor Ram, Ishan era considerado um aluno “burro” pelos seus outros professores, pois para eles Ishan não aprendia por preguiça e falta de vontade. E sempre o colocavam de castigos por acredita que tudo o que fazia era resultado do seu mau comportamento. Eram professores que não se atentavam para a especificidades de seus alunos, e que seus conteúdos eram mais importantes mais que o tempo de aprendizagem de cada aluno, professores com uma metodologia tradicional, que não se atentavam ao tempo e dificuldades dos alunos, o que levava Ishan ao declínio e ser considerado um aluno rotulado como “burro” na escola.
    4) A partir da exposição de desenhos na escola, em que Ishan saiu como vencedor.
    5) É que hoje somos colocados a prova, pois para o mundo temos que mostrar bons resultados, notas altas, onde o conteúdo é o mais importante é que não se preocupam com o tempo de aprendizagem de cada aluno, pois o que é mais importante é formar alunos de alta nível, em que seu desempenho sempre leve ao primeiro lugar, onde a própria sociedade nos coloca isso a todo tempo.
    6) O filme nos mostra como é necessário na profissão docente sermos flexível ao tempo de aprendizagem do nossos alunos, sempre está atento as suas especificidades e nunca está apenas preocupado no conteúdo, mas sim, ver como o aluno assimila o mesmo procurando sempre uma forma para que os mesmo se sintam pertencentes a escola e nunca fora dele.
    7) No contexto brasileiro, o que mais vermos são escolas que apenas integram seus, onde eles tem que se apropria a escola e não ela a eles. Mesmo que as pesquisa na área da educação inclusiva cresce cada dia mais, vemos ainda escolas despreparadas não apenas para alunos com deficiência, mas para atender a diversidade.
    8) O que vemos são pessoas rotuladas como incapazes apenas por apresentarem dificuldade/necessidade. No contexto escolar, isso não é diferente, o que gera uma contradição por parte da mesma, pois é na escola que se deve respeita a diferença, ensinar que dependente das especificidades, todos nós temos condições favoráveis para aprender.

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  6. 1. No que podemos analisar foi uma surpresa para os pais, pois para eles Ishaan era preguiçoso, mal criado e desobediente. Quando a diretora de Ishaan propõe trocar Ishaan de escola o pai diz não e falar que o filho não diferente dos outros e precisa e ir para o colégio interno para ser educado e aprender a disciplina, em outras palavras ser domesticado.
    2. O professor percebeu a necessidade de Ishaan através da observação, notou que ele era o único que não estava participando da aula e que estava sempre quieto em seu canto de cabeça para baixo. A partir daí, ele procurou saber o porque aquele garoto era diferente dos demais, foi então que ele descobriu que Ishaan era dislexo.
    3. Observei que primeiros professores de o Ishaan não observa a dislexia de Ishaan e nem procuravam saber o porque dele está repetindo aquele serie novamente, achavam que ele era preguiçoso e burro que não queria aprender nada.
    4. Na competição de pintura, lá todos foram tratados de formas iguais tanto o professor como o aluno. Não tinham divisão de quem era mais inteligente ou que possuessem alguma necessidade, o importante era que todos se divertissem e participassem da com´petição.
    5.Que vivemos em uma sociedade que devemos está aptos a sempre ganhar dos demais, não importando o que deve ser sacrificado como a alegria de ser criança e brincar, somos "cavalos de corridas" e sempre devemos ganhar o primeiro lugar.
    6. Como profissional, devo sempre está atento aos meus alunos e no momento que notar alguma diferença ou dificuldade de um dos meus discente, devo criar uma maneira de faze-lo aprender e participar das aulas.
    7. No momento a escola no brasil está apenas integrando.
    8. Sim, pois a escola é a primeira a ajudar esse aluno a se sentir incluso independente de sua deficiência

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  7. Resposta:
    1- A família do menino Ishaan o tratava como uma criança “normal” eles não pensavam na possibilidade do garoto ter uma doença chamada dislexia, achavam que ele era desinteressado, que não gostava de estudar, quando ficaram sabendo não queriam aceitar quê seu filho tinha problemas.
    2- O professor percebeu por quer Ishaan era uma criança muito calada, muito quieta, estava sempre triste. O professor Ram também teve o mesmo problema quando era criança, quando ele descobriu o problema de Ishaan ele simplesmente se lembrou de tudo o que passou quando era criança por causa daquele problema.
    3- Todos os professores de Ishaan o castigavam, o chamavam de preguiçoso, não entendiam que Ishaan tinha dificuldades para aprender.
    4- Foram dois momentos marcantes, um foi na beira do lago quando Ishaan conseguiu fazer um avião e o colocou na água, isso chamou a atenção de todos os seus colegas e do seu professor. O outro momento foi durante o concurso de pintura quando Ishaan venceu seu professor. Todos ali naquele local fizeram o melhor que puderam, mas foi o Ishaan e o professor que se destacaram.
    5- O professor se referiu ao pai de Ishaan que só se preocupava com o futuro profissional dos filhos, mas não lhes dava á atenção e o carinho necessários, e só se referia a Ishaan como um preguiçoso.

    6- Que sempre devemos prestar bastante atenção em nossos alunos e sempre buscar a melhor forma de ensinar para que todos possam aprender da maneira mais didática possível.

    7- A função atual das escolas brasileiras é apenas á de integrar as crianças com dificuldades de aprendizagem, ou seja, com deficiências.

    8- Sim, pois nem sempre as escolas têm professores preparados didaticamente para lidar com estas deficiências.

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  9. Joselma Santos
    1- O pai de Ishaan achava que ele não queria estudar, acreditando que ele era preguiçoso e que não fazia as atividades da escola porque não queria. A família por não saber que Ishaan tinha dislexia não sabia como lidar com a situação, causando grande tristeza para o Ishaan. No momento que o professor contou aos pais que seu filho tinha dislexia, o pai por falta de conhecimento até perguntou se seu filho era “anormal”, sendo assim, foi uma grande surpresa pra família ao descobrir o problema.
    2- A partir do primeiro dia de aula, o professor já notou que Ishaan tinha problemas de aprendizagem, ao olhar seus cadernos percebeu que aquele menino tímido tinha dislexia e a partir daquele instante resolveu ajudá-lo, ensinando ele a escrever, ler, com isso Ishaan foi superando suas dificuldades, foi incluído na escola.
    3- Na primeira escola que Ishaan estudava os professores não compreendiam o problema de aprendizagem que Ishaan tinha, achava que era preguiça, que ele estava zombando da cara dos professores, já na segunda o mesmo se repetiu, a repressão que ele sentira era muito grande, os apelidos maldosos dos colegas e professores, eles não se importavam com Ishaan.
    4- Na cena em que o professor Ram fala dos cientistas que tiveram dificuldades com a leitura, escrita, mas que tornam grandes referencias do conhecimento, mostrando para os alunos e principalmente para Ishaan que apesar das dificuldades, as pessoas podem vencer, que todos podemos brilhar apesar das dificuldades.
    5- Tanto os pais, como a escola estão preocupados com a excelência dos filhos, em serem sempre os melhores, preparando-os para competir, não se preocupado com a angústia ou se estão felizes no que estão fazendo.
    6- Eu como futura professora quero fazer a diferença, tentar compreender e perceber a realidade dos meus alunos, ter um olhar atento com as dificuldades dos mesmo, e buscar sempre incluir e ter em mente que todos nos temos as nossas “deficiências”.
    7- A escola tem a função de integrar e incluir, mas no contexto atual ela só esta integrando.
    8- Na sociedade há um padrão de “normal” do que é correto e bonito, e a partir do momento que se identifica e conclui que um sujeito é “diferente” isso acaba excluindo o mesmo. A escola faz parte sim desse processo de exclusão, muitas vezes a escola não está preparada para esse tipo de situação.
    A sociedade precisa do dito “normal” para que tenha o “anormal”!

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  10. Marli de Sousa Rabelo
    1. Antes da família de Ishaan descobrir a dislexia, eles o tratavam como uma criança difícil, teimosa e desatenta, não entendiam qual era o seu problema e não sabiam como resolver. A família não desconfiava, para eles foi uma surpresa, pois até então eles não sabiam o que fazer com ele.
    2. Como foi falado mais acima o professor antes de tudo é um ser humano com sentimentos, mas além de sentimentos cada ser humano é diferente e tem suas particularidades, o professor foi acima de tudo sensível ao perceber que aquele aluno se diferenciava dos demais, é preciso que todos nos professores sejamos sensíveis e atenciosos em relação aos nossos alunos.
    Ele viu em Ishaan a sua imagem refletida nele, pois quando ele era criança tinha o mesmo problema que Ishaan.
    3. Os professores que passaram pela vida de Ishaan não tiveram a mesma sensibilidade que o professor Ram, pois eles não buscavam incluir, Ishaan estava integrado e não incluído dentro dessa escola.
    Seus professores anteriores tratavam Ishaan como um preguiçoso, burro, dando lhe castigos, colocando para fora da sala, dando palmatória, para eles Ishaan não se encaixava naquela escola.
    4. O momento em que o professor Ram percebe o problema de Ishaan e procura sua família para buscar conhecer um pouco sobre ele e assim encontrar a melhor forma de ajuda ló, só depois que o professor conhece um pouco mais sobre Ishaan, ele vai de fato saber como ajuda ló e assim ficara mais sensível e motivado a ajudar, ainda porque Ram passou pelo mesmo problema na infância.
    5. Ao citar essa frase no filme o professor aponta para uma problemática que vemos até hoje, onde os pais idealizam uma vida brilhante para seus filhos e fazem disso uma meta que deve ser seguida por eles, muitas vezes sem se perguntar se é realmente isso que os filhos desejam. Percebemos isso dentro do filme logo no inicio aonde vimos à vida corrida e agitada da família de Ishaan, onde o irmão mais velho é o exemplo a ser seguido por ele, e onde seu pai não percebe que eles são diferentes e que cada um tem suas capacidades e habilidades únicas, todas as crianças são diferentes, cedo ou tarde vão aprender cada uma no seu ritmo.
    6. Através desse filme pude perceber que o professor pode e deve ir além da sala de aula, que precisa ser sensível ao lidar com seus alunos dentro e fora da escola e que também precisa respeitar e saber lidar com as diferenças, buscando sempre agir de maneira que possa está incluindo o aluno.
    7. A função da escola no contexto atual brasileiro em que estamos está mais voltada para a integração. Percebe se isso ao observar as escolas publica do país, muitas preparam toda uma acessibilidade, mas quando se fala em inclusão percebemos que há uma diferença. Não importa o problema que tenham, todas as crianças devem estudar juntas.
    8. Sim. A partir do momento em que a criança é diagnosticada como doente ou diferente a sociedade já trata ela de maneira diferente, e a escola faz parte desse processo, pois é na escola onde ocorre o contato entre diferentes pessoas, de lugares, raças, etnias e classes sociais, a criança passa a ser tachada como “o diferente” até mesmo pelos professores.

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  11. 1-
    No começo, a família acreditava que Ishaan era um preguiçoso, que não se interessava pelos estudos. Ao saber do seu problema, os pais ficaram surpresos, pois até em tão, não tinham conhecimento quanto a existência de problemas de aprendizagem.

    2-
    O Professor percebeu que, Ishaan apresentava distúrbio de aprendizagem, pois o menino não se concentrava nem na pintura. Logo o professor Ram Shankar Nikumbh investigou o passado do menino, os materiais escolares e a família. Chegando assim, ao sintoma da dislexia, ou seja, transtornos no reconhecimento entre símbolos gráficos e fonemas e na transcrição de signos escritos para verbais.

    3-
    Os professores acreditavam que Ishaan era uma garoto desinteressado e indisciplinado, e por isso não buscaram compreender sua situação. Em sua primeira escola o menino sofre tantas reclamações, que seu pai decidiu colocá-lo em um internato. No entanto, Ishaan continuou com os mesmos problemas, até a chegada de Ram Nikumbh, que percebeu algo de errado.

    4-
    Dois momentos podem ser destacados: no primeiro contato com os alunos o professor Ram Nikumbh apresenta uma metodologia pautada na liberdade dos alunos em ser felizes e não competidores, e no domingo da arte, em que todos os alunos e professores são incentivados a produzir a livre arte de cada um.

    5-

    Que a sociedade busca formar competidores, que buscam a qualquer custo ser “vencedores”, mas será que são felizes? Será que terão compaixão e amor pelo próximo? Na sociedade atual vemos cada vez menos a humanidade, mas sim, a competividade.

    6-
    Sempre buscar compreender os alunos, ouvindo-os e na medida do possível está realizando ações de interação com vista a felicidade de cada um.

    7-
    Apesar da escola ter como lei a função de integrar o aluno especial, elas devem buscar ao máximo incluir os alunos, pois todos têm direitos a condição que possibilite uma melhor educação.

    8-
    Sim, a escola é a principal reprodutora dos aspectos sociais e, portanto, deve buscar sempre o bem-estar e a justiça social do aluno com necessidades especiais. Somente integrar não garante o pleno desenvolvimento do aluno, é preciso incluir.

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  13. 1-
    Para a família de Ishaan, o garoto era apenas desinteressado nos estudos, e criticavam sua postura na escola, ao terem conhecimento sobre o real problema dele, eles ficaram tristes e surpresos.

    2-
    O professor Ram Nikumbh percebeu algo estranho em Ishaan, um menino calado, triste, que não conseguia fazer “simples” atividades. Nikumbh então decidiu investigar o menino, e acabou descobrindo um problema de aprendizagem, que o próprio professor havia passado, a dislexia. Além de ter conhecimento do sofrimento de Ishaan com o despreparo dos professores e da família, principalmente a agressividade do seu pai.

    3-
    Os professores de Ishaan não tinham ciência sobre o problema do garoto, e acabava criticando-o. Porém, tudo mudou com a chegada do professor Ram Shankar Nikumbh.

    4-
    O dia de arte ao ar livre, mostrou que todos têm conhecimento e podem brilhar sem ser criticado ou avaliado pelo sistema de ensino, onde professores e alunos tiveram a liberdade de expressão e espaço para o brilho e a felicidade interior.

    5-
    Que o sistema de educação não forma pleno cidadãos, mas competidores que venha a fortalecer a economia, sem serem incentivados a buscarem a verdadeira felicidade.

    6-
    Ser um professor integrador, observando todos os alunos e suas características próprias.

    7-
    A maioria das escolas brasileiras apenas integra o aluno, mas é muito importante a inclusão de pessoas com necessidades especiais, para uma melhor condição de aprendizado e desenvolvimento educacional.

    8-

    Sim, infelizmente as escolas “integradora” tende a recusar (ação ilegal) a entrada de pessoas com necessidades especiais, excluindo-os do direito ao ensino básico. Por isso a escola precisa ser inclusiva.

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  14. 1) Antes de descobrir que Ishan tinha dislexia, a mãe dele percebia suas falhas, mas acreditava que um dia ele iria superá-las, seu pai, entretanto, estava sempre desapontado porque Ishan não conseguia acompanhar o desempenho do irmão na escola. Esperava resultados bons, para que um dia Ishan se destacasse no mercado de trabalho. A família não desconfiava que ele tinha dislexia, achava que ele não fazia as coisas certas por ser mimado e desobediente. Ao saber do problema, o pai achou um absurdo o filho dele ser considerado "anormal", já a mãe ficou surpresa, porém compreendeu melhor que o esposo.
    2) Devido ao seu compromisso com a práxis docente, o professor Ram logo percebeu que tinha algo de errado com Ishan, pois todos interagiam durante a aula, menos ele. Após ter notado a indiferença e a tristeza do garoto em suas aulas, o professor buscou conhecer sua vida para que assim pudesse incluí-lo ao restante da turma. Observando seus cadernos, descobriu que Ishan passava pelo mesmo problema que ele passou na infância.
    3) Os primeiros professores de Ishan não eram atentos quanto às especificidades dos estudantes. Para alguns, todos tinham a mesma capacidade, portanto, acreditavam que ele não respondia as atividades corretamente porque não queria. Outros, achavam que Ishan era um caso perdido e que a escola onde se encontrava não era o lugar dele.
    4) A chegada do professor Ram na sala de aula demonstrou isso. Ele chegou com uma metodologia diferente dos outros professores, instigou os alunos a usarem a criatividade. Não exigiu uma resposta pronta. Outro momento é quando ele relata aos educandos a história de vida dos grandes pensadores que um dia foram considerados pessoas “burras”. Ele mostra que todos podem alcançar seus sonhos e virarem uma estrela.
    5) Ele quis dizer que no mundo capitalista em que vivemos, criamos máquinas para o mercado de trabalho e não pessoas. Não é interessante viver uma infância feliz, mas sim uma infância que lhe capacite para um emprego bom. A criação do irmão de Ishan é um exemplo disso.
    6) O que fica de lição é aprender a olhar para o próximo com amor, vê-lo como ser humano. Entender que ninguém é igual ao outro, cada um possui suas especificidades, seu modo de aprender e de ser. Enquanto futura professora, levarei comigo a missão de respeitar às diversidades e especificidades dos meus alunos.
    7) As escolas brasileiras ainda estão distantes da inclusão, por aqui ainda prevalece a integração. O aluno se encontra na escola, porém não é incluso nas ações da escola.
    8) Sim. Ao perceber alguém diferente do que é considerado “normal”, a sociedade tende à excluir. E a escola não fica de fora, dificilmente vemos alunos com deficiência sendo tratados da mesma maneira que os considerados “normais”. Cabe ao profissional docente e à escola, buscar sensibilizar a comunidade escolar para receber estes alunos, de forma que não reproduzam a exclusão social que encontramos diariamente nas escolas.

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  16. 1- O pai de Ishaan achava que garoto era preguiçoso e não queria estudar. A família não sabia sobre as dificuldades de aprendizagem ou ao menos que ele tinha dislexia.
    2- O professor percebe que Ishaan estava deprimido, sem animo para participar de sua aula. O professor logo notou que tinha algo de errado com garoto, então foi em buscar de respostas para entender o desanimo de Ishaan. Ao descobrir que Ishaan era disléxico, ao analisar seus cadernos, logo se prontificou em tenta ajudá-lo, pois o mesmo já tinha passado pelas mesmas dificuldades que o garoto estava passando.
    3- Tanto na escola, quanto no internato, os professores foram incapazes de perceber as dificuldades de aprendizagem que Ishaan tinha. Passando assim a ser chamado por alunos e professores de desinteressado, burro ou que ele não aprendia por preguiça.
    4- Dois momentos.
    No primeiro momento destaco a forma como o professor Ram conduziu a aula para mostrar que até mesmos os grandes cientistas tiveram dificuldades.
    Segundo momento foi o concurso de arte, onde o professor Ram teve a oportunidade de conseguir reunir todos até os que não gostavam de arte, mas que no final ficaram maravilhados.
    5- Que no nosso mundo capitalista estamos apenas criando pessoas para competir umas com a outras, esquecendo-nos do verdadeiro significado das relações humanas.
    6- Que devemos sempre está atento, pois cada um tem sua especificidade e tempo de aprendizagem. Na vida pessoal não e diferente, esse olhar diferenciado tem que ir além das salas de aulas.
    7- A escola tem o dever de incluir e integrar, mas no contexto atual e perceptível que algumas escolas só integram.
    8- Sim, a escola ajuda a definir quem é ou não “normal”, pois segue a normatização imposta pela sociedade, definindo e impondo rótulos sobre o que é correto, tudo aquilo que não se enquadra a norma como “anormal”, é automaticamente excluído.

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  17. 1-
    A família, especificamente o pai, tratava Ishaan como uma criança de péssimo comportamento, anti- social, preguiçoso, desinteressado, como uma criança sem disciplina e frequentemente Ishaan era comparado aos demais e inclusive ao seu irmão mais velho, considerado o melhor de sua turma. Portanto, o garoto é tratado com falta de sensibilidade, ignorância, dureza, rigidez e falta de um olhar observado das causas do comportamento do pequeno Ishaan.
    A família não tinha idéia do problema que afetava o menino e tão pouco tinha conhecimento sobre dislexia, sendo assim no momento em que o professor Ram contactou com a família para buscar mais informações e anunciar sobre a deficiência da criança, a priori percebe- se espanto, surpresa e resistência por parte da família em aceitar o problema da criança.
    2-
    Primeiramente, a dificuldade de Ishaan não era um problema que estava fora do conhecimento do professor Ram, pois ele mesmo havia enfrentado a mesma situação em sua infância. Depois a sua experiência como educador em uma escola especial e sua relação com crianças de diversas necessidades, na qual necessitam de maior atenção e cuidados especiais. Foi por meio dessa experiência de vida, tanto pessoal quanto profissional que esse professor desenvolveu um olhar observador para Ishaan e percebeu que ele carregava uma deficiência e apenas precisava de ajuda para superar as limitações impostas por ela.
    3-
    Todos os professores de Ishaan acreditavam que o menino não sabia ler, escrever e responder questões simples, devido ser preguiçoso, desinteressado. O menino acabava sendo castigado e não recebia a devida atenção que precisava.
    4-
    Com certeza é o momento, mais emocionante de todo o filme. É quando Ishaan é anunciado como vencedor do concurso de arte que terá sua publicação no anuário da escola. Nesse momento o pequeno discípulo, como é mencionado foi aplaudido por uma multidão simbolizando verdadeiramente uma grande estrela.
    5-
    O filme nos faz perceber que no momento em que o educador cita essa frase ele se refere a condição da escola que está mais preocupada em formar pessoas para ser competidoras e não para se tornarem aquilo que realmente lhe faz feliz.
    6-
    O filme nos leva a refletir varias questões entre elas pode- se destacar como lição de vida pessoal e na posição de futura educadora a aprender a ter um olhar mais atento, observador, ser capaz de conseguir enxergar o que os outros não ver e com isso não ficar paralisada, mas fazer a diferença, buscar solução para sanar os problemas e fazer acontecer.
    7-
    As escolas brasileiras atualmente estão apenas integrando, mas existe grande necessidade de inclusão para que assim possa ocorrer uma melhor educação para todos.
    8-
    Essa sociedade manifesta intolerância a qualquer característica que foge do padrão julgado normal pela sociedade e as escolas que deveriam ser extremo exemplo de tolerância, mantêm- se de forma latente, disfarçada e sem transparecer a falta de habilidade e vontade de respeitar as diferenças.

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  18. Já trabalhou o filme "Como estrelas na terra, toda criança é especial"?
    Pois eu te digo, é uma ótima dica para essa quarentena!
    Trabalhar os sentimentos com as crianças e adolescentes nesse momento, e o filme é perfeito para isso...
    Fiz um questionário também para disponibilizar a quem desejar.
    Boas aulas de artes e aproveite esse filme nas suas aulas online para eles assistirem com toda a familia reunida e responderem as questões juntos.
    Trabalhei esse filme com os 6º, 7º, 8º e 9º anos com o objetivo de falar sobre fases boas e ruins...
    Questões para análise do filme
    Como Estrelas na Terra – Toda criança é especial (no Brasil)
    Taare Par Zaamen ( na Índia)
    Lançado em 2007 sob a direção do ator Aamir Khan com duração de 165 Min.
    1. Faça uma foto sua com sua família reunida na sala. Tentem ver o filme juntos e responda com a ajuda de seus pais. Converse com eles sobre o filme e as questões abaixo.
    2. Como era o papel da família de Ishaa, antes de descobrir que ele tinha dislexia?
    3. Será que a família já desconfiava da dislexia de Ishaa ou foi surpresa quando descobriram?
    4. Como o professor percebeu a dificuldade / necessidade de Ishaa?
    5. Como eram os outros professores de Ishaa?
    6. Em qual momento do filme você entendeu que todos nós somos estrelas e que só precisa de uma oportunidade para brilhar?
    7. Os colegas de Ishaa na primeira escola onde ele estudava, faziam bullying com ele, você sabe dizer os motivos deles fazerem isso com Ishaa?
    8. Em qual momento do filme Ishaa finalmente conseguiu aprender e ser compreendido na escola?
    9. Qual cena do filme você considera que Ishaa ficou mais triste?
    10.Qual cena do filme você considera que Ishaa ficou extremamente feliz?
    11. Qual a cena do filme você considera mais emocionante?
    12. Qual era a prática que Ishaa mais gostava de fazer com relação as artes?
    13. Você se considera criativo como Ishaa? Quais as atividades você mais gosta de fazer e é muito bom nisso?
    14. Você já sofreu bullying na escola ou em outro lugar por ser quem você é? ou fazer o que você gosta de fazer?
    15. Você seria amigo de Ishaa? Porque?
    16. Se você tivesse um colega de sala como Ishaa, como você agiria com ele?
    17. Você já teve ou tem um colega assim na sua escola? Se sim, como as pessoas agem com ele?
    18. Pinte o seu colar com as cores que desejar, e me mande uma foto.
    19. Você acha que na sua vida, assim como a de Ishaa, tem momentos bons e ruins?
    20. Fale de um momento muito bom que você já viveu.
    21.Fale de um momento muito ruim que você já viveu.
    https://www.youtube.com/watch?v=SQ6eQbeIccE

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