terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Questões para análise do filme: O Triunfo




Para iniciar na docência, o profissional em educação tem que estar preparado, ou pelo menos, conhecer as inúmeras situações que cercam o universo da formação Professo, bem como os desafios do cotidiano na sala de aula e a prática docente.
O Filme Americano O Triunfo, lançado em 2006 sob a direção de Randa Haines com duração de120 minutos, relata os grandes desafios estruturais, sociais e até mesmo epistemológicos a relação entre teoria e prática do professor, deixa bem evidenciado no filme também a relação professor-aluno como fator determinante do ensino e da aprendizagem.

1- O professor deixou sua certeza de sucesso para buscar novas oportunidades. O que você faria na posição do Professor Ron Clark? Deixaria de ser o professor alfabetizador de uma escola para alçar novos desafios na arte de educar?

2- O Professor é antes de tudo um ser humano com sentimentos e na sua atuação precisa ter sensibilidade para procurar entender as especificidades dos seus alunos. Como o Professor percebeu a dificuldade/necessidade de seus alunos?

3- O filme aborda as diferentes formas de aprender se assemelhando as Inteligências Múltiplas de Howard Gardner . Cada um aprende de forma diferente, porque cada pessoa é diferentee com talentos diferentes. Qual o momento do filme que você considera mais latente o fato de que todos somos estrelas e que só precisa de um espaço para brilhar?


4- O filme destaca muitos aspectos importantes referentes ao processo ensino-aprendizagem. Aponte três que sejam mais significativos, em sua opinião.

5- Qual foi a cena do filme que mais tocou você? Justifique.

6- A história do filme nos leva a refletir sobre muitas questões desde a gestão escolar até a prática pedagógica do professor. Qual a lição que você, como futuro professor absorveu para sua vida Profissional?

7- O filme apresenta o diretor da escola como tradicional se assemelhando a teoria de HERBART, já o professor, está dentro das tendências progressistas apresentadas por LIBANEO. Como o professor conseguiu atingir as metas propostas pela gestão da escola sem se deixar influenciar pelo sistema educacional?

8- A família foi determinante na aprendizagem dos alunos, se assemelhando às idéias de Paulo Freire. O professor Ron Clark conseguiu transformar a realidade dos seus alunos bem como do contexto da escola? Ele contribuiu para a mudança estrutural da
sociedade?


Profª Cristina Torres




Deixe seu comentário

11 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Amei♡ Minha professora pegou esse link para fazermos um trabalho..e eu adorei esse filme.

    ResponderExcluir
  3. Boa noite ,pode e passar as respostas das perguntas sobre o filme o triunfo .

    ResponderExcluir
  4. Boa noite, alguém pode passar as respostas?

    ResponderExcluir
  5. Gostei do filme menos das perguntas e muito difícil amanhã professora passou hoje e temqur entregar amanhã sou do 5•_ e as perguntas. Tá muito difícil pra mim

    ResponderExcluir
  6. Aliguem poderia me passar as respostas?

    ResponderExcluir
  7. Este filme ė uma lição de vida para nós futuros educadores,uma aprendizagem desafiadora.

    ResponderExcluir