Prezado(a) Seja bem-vindo(a)! Esse é um blog destinado a área de Fundamentos da Educação. Conhecer, compreender, aplicar e compartilhar saberes são os fundamentos necessários para uma prática inovadora no contexto educacional.
segunda-feira, 7 de janeiro de 2013
Didática
Os professores diante do saber: esboço de uma problemática do saber docente.
Maurice Tardif,pesquisador e professor canadense com formação em Filosofia e Sociologia, apresenta um conjunto de saberes de que dispõe uma sociedade, o qual denomina como “saberes sociais”. Os diversos saberes e o saber dos professores entrelaçados com o fazer não se originam neles mesmos, e sim da influência de vários saberes provenientes da sociedade, da escola, das Instituições de Ensino Superior e dos outros atores educacionais.
Os professores sabem de certo alguma coisa, mas o que exatamente?
Quais os saberes necessários para ensinar?
Para aprender novos conceitos?
Para construir novas práticas? Qual é a função do professor na produção de saberes pedagógicos?
Como esses saberes são adquiridos pelos professores?
Qual o papel e o peso desses saberes em relação aos outros conhecimentos do professor?
O texto despertar para uma reflexão pertinente em relação aos saberes e a formação docente.
Após a leitura e discussão do texto, registre suas considerações
Referência:
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.
Assinar:
Postagens (Atom)