quarta-feira, 29 de maio de 2013

Disciplina: História e Política Educacional Professora:Cristina Torres


Texto: Contexto histórico da Primeira República (1889) à Nova República (1985)
In: ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. História da Educação e da Pedagogia: Geral e do Brasil. 3.ed. São Paulo: Moderna, 2006.


QUESTÕES NORTEADORAS


1. O texto apresenta um percurso histórico cronológico da educação no Brasil, iniciando na Primeira República e a Era Vargas. Após a leitura do tópico registre:
a) Quanto tempo durou a Primeira República?
b) Por que a autora a aponta que a Primeira República também se apresenta como “República Velha, República Oligárquica, República dos Coronéis ou até de República do Café”?
c) Quais as mudanças mesmo que lentas ocorreram após a Primeira Guerra Mundial?
d) Quais as conquistas no âmbito da educação que foram alcançadas no período da Primeira República que a autora evidencia. Comente-as.
e) Getúlio Vargas segundo escreve ARANHA, era conhecido como “protetor dos trabalhadores,“pai dos pobres”. Você concorda com os adjetivos atribuídos a Getúlio Vargas? Justifique.
2. A República populista que se deu após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945) se estendeu desde a deposição de Getúlio Vargas em 1945 até o golpe militar de 1964. Apresente um breve resumo do período até estabelecerem a ditadura militar.
3. Na ditadura Militar com o golpe de 1964, desapareceu o estado de direito. Alguns partidos políticos foram eliminados e outros desfeitos. A autora cita que foram criados dois nesse período, quais são eles e quais os interesses comuns ao governo militar?
a) A nova República – Redemocratização (1985) mesmo tendo se iniciado com eleições indiretas, foi marcante para a história do país. Leia o que a autora apresenta na cronologia desde a eleição de Tancredo Neves até o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (2003). Registre os pontos que considera de maior relevância dentro do exposto.

No tópico sobre a educação o texto se apresenta com a mesma projeção cronológica das anteriores. Apresenta as correntes ideológicas e como se impuseram umas sobre as outras, orientando ou impedindo as transformações na educação.

1. Novos tempos republicanos: a organização escolar
Uma das principais características de atuação do estado teve início no final do século XIX, se fortalecendo o início do século XX dando foco ao modelo de educação baseado na escola seriada.
a) Como se deu a participação do governo para a efetivação do modelo proposto?
b) Quais as conquistas no âmbito com a descentralização do ensino fundamental referenciada na Constituição de 1891?
2- Como Elomar Tambara define a ideologia dos positivistas?
3- Fazendo um paralelo com os dias atuais. Como seria a atitude dos movimentos esquerdistas? Eles conseguiriam ter êxito?
4- Escolanovismo
a)Conceitue: pensamento liberal e pensamento conservador e aponte seus principais representantes.
b) O que foi o manifesto dos pioneiros?
6- Em 1930 o Governo provisório de Getúlio Vargas Saúde, criou o Ministério da Educação, órgão importante para o planejamento das reformas nacionais e para a estruturação da Universidade. Porque Francisco Campos foi escolhido para o cargo de Ministro?
7- As Universidades surgiram ainda na idade média na Europa. No Brasil apesar de que os colégios Jesuítas e os seminários pudessem ser considerados instituições similares a cursos superiores, somente na década de 30 se destacou o interesse do estado na organização das universidades. Embora algumas universidades já existissem, resultavam de simples agregações de faculdades, permanecendo cada uma com seu isolamento curricular e autônomo nas questões do ensino. Era o caso da Universidade do Rio de Janeiro -1920 e da Universidade Federal de Minas Geraia-1927. Quais as universidadescitadas pela autora que foram implementadas pelo governo?
8- A reforma do Ministro Gustavo Capanema com a Lei Orgânica do Ensino trouxeram diversas mudançasna educação brasileira. Faça uma síntese a partir do exposto pela autora.
9-Quanto ao Ensino Profissional, evidencie o objetivo da criação dos SENAI e do SENAC.
11-República Populista
Apresente quais as mudanças ocorridas no período de 1945 a 1964 com a era do desenvolvimentismo.
12- Em 1948 o Ministro Clemente Mariani apresentou o anteprojeto da LDB e somente em 1961 a lei n.4. 024 foi publicada. Descreva o que ocorreu no percurso discursivo da Lei até a publicação e quais as vantagens ou desvantagens estão evidenciados no texto.
13- Na década de 60, os grupos organizados tornaram-se mais fortes nos movimentos de educação popular, mesmo sem êxito na exposição de ideias na elaboração da Lei n. 4.024.
Qual a importância dos grupos organizados na elaboração e efetivação de politicas públicas educacionais de um povo?
14- As inovações pedagógicas trouxeram ameaças ao Governo Militar. De acordo com o texto, justifique a afirmativa apresentada pela autora.
15- Os anos de Chumbo
Apresente os recortes principais dentre os apresentados pela autora no período de 1964 a 1985.
16- Nos reflexos da ditadura apresentam os movimentos estudantis. Leia e comente fazendo um paralelo com os movimentos estudantis na atualidade.
17- ARANHA enfatiza que tecnicismo sobrepõe ao ato pedagógico, sendo o silêncio das práticas pedagógicas e evidencias da reprodução de técnicas. A tendência tecnicista introduzida no Brasil nas décadas de 60 e 70 foi favorável ao desenvolvimento do país? Justifique.
18-A Reforma universitária contida na Lei n. 5.540/68 introduziu diversas modificações na LDB de 1961.
Além de unificar o vestibular, instituiu o curso básico nas faculdades para suprir as deficiências do 2º Grau, dentre outras. Enquanto durou a ditadura as universidades perderam autonomia. Cite duas delas?
19- Na época da crescente industrialização no país, com a reforma do Ensino de 1º e 2º Grau de 1971, o que o Ministro da Educação Jarbas Passarinho procurou fazer para minimizar o alto índice de analfabetismo?
20- O efeito das reformas de ensino no período da ditadura foram desastrosos para a educação brasileira. A autora elenca as aparentes vantagens da Lei nº5.692 relativa aos 1º e 2º Graus. Após a leitura apresente suas considerações.
21- Transição democrática: O declínio do Regime Militar em 1980 e o fortalecimento dos grupos representativos da sociedade civil marcaram a época. Quais eram os principais grupos representativos organizados?
22- Iniciativas pós-ditadura
Após o fracasso do Plano Cruzado 1986 (governo do Presidente José Sarney) a elitização do ensino continuou gritante, com a escola de qualidade cada vez mais restrita a grupos privilegiados, enquanto a pública se reduzia a condições lamentáveis. Diante das mazelas deixadas pela lei do ensino profissionalizante, quais as medidas tomadas pela sociedade através dos grupos organizados?

23- Surge a Constituição de 1988. Aponte no mínimo quatro pontos importantes da nova Constituição.
24- A Nova LDBEN 9394/96. Apresente apenas o percurso desde a criação do Primeiro Projeto até a publicação em 1996.

Espero que as orientações de estudo possam contribuir para a fixação dos conhecimentos adquiridos ao longo do estudo do texto histórico. Encaminhar a produção via e-mail: cristinatorresferreira@gmail.com


segunda-feira, 27 de maio de 2013

A educação escolar pública e democrática no contexto atual: Um desafio fundamental

Questões propostas para serem respondidas e apresentadas em plenária: GV. GO.
1. O que se entende por cultura tecnológica?
2. A propagação dos multimeios didáticos na escola, parte de uma política educacional, que voltada para a escola, aponta Libâneo (2011, p.109) “[...] constitui, todavia, apenas uma ponta do iceberg que arevolução tecnológica representa para o campo educacional.” Como você compreende ser a escola apenas um dos elementos do processo tecnológico do mundo globalizado?
3. No novo processo de produção, em que estão presentes s tecnologias,não há lugar para o trabalhador desqualificado, ocasionando assim uma exclusão. Apresente suas consideraçãoes a partir do que Libâneo coloca como “qualificado e desqualificado” no âmbito das novas tecnologias.
4. Quais os desafios essenciais da educação brasileira na ótica economicista e mercadológica presente na atual reestruturação produtiva do capitalismo?
5. A Pedagogia da concorrência, da eficiênciae dos resultados, tem segundo o autor levado efeito mediante a vários fatores. Cites os principais.
6. A cerca das politicas educacionais implementadasnos governos Collor e Fernando Henrique, alavancaram o desenvolvimento educacional na área tecnológica. Como você analisa os impactos da revolução tecnológicas no campo da educação?
2. Objetivos para uma educação pública de qualidade diante dos desafios da sociedade contemporânea

1. Quais objetivos educacionais devem ser estabelecidos para uma educação de qualidade?
2. Que diretrizes e pressupostos fundamentais devem guiar a prática educativa, a fim de construir uma sociedade democrática e igualitária?
3. Que cidadão se quer formar?
4. Que preparação os alunos precisam ter a própria vida produtiva em sociedade técnico-informacional?


Referência: LIBÂNEO, J. C., OLIVEIRA, J. F., TOSCHI, M. S. Educação Escolar: políticas, estrutura e organização. -10.ed.- São Paulo: Cortez, 2011. – (Coleção Docência em Formação / Coordenação Antônio Joaquim Severino e Selma Garrido Pimenta).